campanha
Restaurante Irmã Zoé

Copasa fala sobre incidente registrado no último sábado em Teófilo Otoni

Rio02De acordo com a Copasa, uma equipe técnica da empresa segue o monitoramento e análise da água do rio Todos os Santos após ação emergencial, horas depois de o acidente ter acontecido

TEÓFILO OTONI – Por meio de uma nota à imprensa, a Copasa informou que o abastecimento de água em Teófilo Otoni ocorre normalmente, apesar do incidente registrado no último sábado (21), com o lançamento de aproximadamente 1 mil litros de cloreto de ferro, após o rompimento de um registro. Na oportunidade, o produto químico provocou a alteração na cor do Rio Todos os Santos, no entanto, de acordo com a empresa, o problema foi corrigido na noite do mesmo dia. Ainda segundo a Copasa em nenhum momento houve contaminação da água distribuída para a população, estando apta para o consumo. A empresa ressaltou também que os técnicos seguem monitorando a situação do rio Todos os Santos.

 

 Ações executadas

De acordo com a Copasa, após o rompimento do registro, foi realizada a correção imediata do vazamento do coagulante, e, em seguida, toda a água bruta captada pela empresa foi desviada para aumentar o fluxo de água no rio Todos os Santos e diluir o coagulante oriundo do vazamento. Em um segundo momento, os técnicos da empresa aplicaram cal (produto químico para neutralizar o coagulante), inibindo seus efeitos. Por fim, a equipe efetuou a paralisação da Estação de Tratamento de Água e, ainda, realizou descargas da água tratada pela Copasa, objetivando ampliar a vazão do rio e a diluição mais rápida do coagulante.

 

Comunicado da empresa à sociedade

 

 

 

Compartilhe :