O avanço das maiores facções do crime organizado, que sobrevive e se alastra a partir do tráfico de drogas, realmente está a todo vapor nas pequenas cidade mineiras. E isso não é de hoje.
Eles agem da seguinte maneira, cooptando gangues locais ao seu rol de atuação. Em Carlos Chagas o CV se aliou à Família
GT, e o TCP a traficantes da Rua São Paulo e Beco da Fumaça.
Histórico
Para saber mais sobre o assunto o @jornaldiarioteo conversou com políticos, moradores, lideranças comunitárias e integrantes da segurança pública da Capital do Boi.
O Terceiro Comando Puro (TCP, “Tudo 3”) consolidou seu domínio em Carlos Chagas. A organização criminosa de venda de drogas, também nascida e baseada no Rio de Janeiro, assassinou quase todos os integrantes do Comando Vermelho no município (os que estão vivos estão presos).
Neste domingo (31) foi encontrado morto um dos [últimos ainda em campo] do CV em Carlos Chagas. Após 4 dias desaparecido, o cunhado encontrou o corpo de Moisés, 17 anos, enterrado em uma cova rasa no bairro Najla Amin El Aouar, ou Trevo (na sequência das fotos desta publicação, o internauta pode ver sobre esta morte e o local onde estava o corpo).
Moisés é irmão de Warlinho, gerente do tráfico em Carlos Chagas e integrante do CV. Este está preso em Belo Horizonte, juntamente com seu patrão, Jefinho, o chefe do “Tudo 2” na cidade. Ambos tem histórico de muitos homicídios em Carluxa.
O último reduto do CV em Carlos Chagas era o bairro Najla. Com a prisão do antigo gerente, Tiaguinho, e a morte de Moisés, encontrado enterrado hoje, o TCP também tomou o controle da venda de drogas no bairro, dominando toda a cidade de vez.
O chefe maior do TCP em Carlos Chagas é um traficante carioca. Do estado Fluminense ele controla e abastece com drogas e armas os traficantes da cidade no qual dominou com muitas mortes.
Além de Carlos Chagas outra cidade do Nordeste Mineiro onde o “Tudo 3” atua é Nanuque (que vive uma guerra sangrenta com o CV). O TCP é aliado do PCC. Onde tem uma a outra não entra (ou “trabalha” em conjunto).
Um verdadeiro desafio para as forças de segurança pública em Minas Gerais.