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Creci-MG inaugura regional em Teófilo Otoni

A solenidade de inauguração acontecerá às 17h30, 13 de julho, à Rua Jorge Matar, 40, loja 03, Centro

Filial contará com fiscalização local e corretores terão capacitação gratuita

TEÓFILO OTONI – A cidade passa a contar, a partir do dia 13 de julho, com uma filial do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais (Creci-MG). A regional se somará as 13 já existentes, localizadas nas principais regiões do Estado de Minas. A solenidade de inauguração acontecerá às 17h30, 13 de julho, à Rua Jorge Matar, 40, loja 03, Centro.

O presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Minas Gerais, Newton Marques Barbosa Júnior, diz que “a delegacia regional tem o papel primordial de dar suporte aos corretores da região e também contribuir com a efetividade da fiscalização e ordenação do mercado imobiliário”. Ainda sobre a importância de uma delegacia regional, o Diretor de Fiscalização, Tarcísio Naves Sanglard, ressalta que “a delegacia regional ajuda na fiscalização gerando mais segurança para as transações imobiliárias, além de confiança e credibilidade.”

O Delegado Regional, designado pelo Creci Minas para ser o representante em Teófilo Otoni, é o corretor de imóveis Carlos Alberto Gomes Santos.  Ele fala que “os corretores tem a missão de ajudar as pessoas a realizarem o sonho”.

Posterior a solenidade de inauguração, os corretores da cidade de Teófilo Otoni e região receberão pela primeira vez o Projeto Capacitar. Na ocasião, o superintendente do órgão e advogado especializado em direito imobiliário, Ricardo Mendes, irá palestrar sobre o tema Locações: retomada, negociação e desocupação.

A palestra acontecerá no Nobre Palace Hotel (Av. Francisco Sá, 392, Centro), às 19h. As vagas são limitadas e os interessados em participar podem fazer sua inscrição, GRATUITAMENTE, pelo telefone (33) 3522-4554 ou pelo e-mail:  thaise@crecimg.gov.br

 

A importância de se realizar uma transação imobiliária com o corretor de imóveis

O crescimento do setor imobiliário tem as suas consequências. Pessoas não qualificadas são atraídas pela possibilidade de ganho e agem de forma ilegal e, em muitos casos, lesam o consumidor. A compra de um imóvel exige uma série de cuidados. Não são raros os casos de atrasos na entrega ou defeitos que aparecem logo após o novo proprietário pegar as chaves. Para evitar esse tipo de transtorno, é preciso ter atenção quanto à imobiliária, o corretor e a construtora responsável por aquele imóvel.

Uma das primeiras providências em uma transação imobiliária é checar o credenciamento do profissional, que pode ser feito pelo site do Creci-MG (www.crecimg.gov.br). Para denunciar um corretor, clique em Serviços, Formulários e, em seguida, imprima o termo de denúncia. Após preenchê-lo, entregue na delegacia regional. Para noticiar irregularidades, ligue (31)3271-6044. Neste caso, você não precisa se identificar.

“Verificar se a pessoa é mesmo um corretor evita uma série de transtornos porque esses profissionais são inscritos e qualquer problema o cliente tem a quem recorrer, tem como denunciar”, informa Newton Marques Barbosa Jr., presidente do Creci-MG. Ainda assim, são precisos outros cuidados. Verificar o histórico da imobiliária ou do corretor também pode evitar problemas futuros. “A internet pode ser uma aliada nessa hora, assim como o Procon.  É bom verificar se existem reclamações referentes àquela empresa e/ou pessoa”, observa. Ele lembra ainda que é preciso exigir todas as informações referentes ao imóvel e toda a documentação dele.

Em caso de imóveis novos, o cliente deve verificar a construtora dessa mesma forma e ainda no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) se ela está registrada.

Para quem pretende vender o seu imóvel, o presidente do Creci-MG aconselha a seguir as recomendações já citadas, além de cuidar de toda a documentação com cuidado. Ele também afirma que o ideal é que o proprietário deixe o imóvel na responsabilidade apenas de uma imobiliária ou de um corretor para evitar que as empresas travem uma concorrência predatória, o que prejudica o andamento dos negócios. “Caso a pessoa deixe com mais de uma é preciso exigir que elas se comuniquem durante o processo de venda para evitar, por exemplo, dois corretores mostrando o apartamento para clientes diferentes ao mesmo tempo”, observa.

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