campanha
Restaurante Irmã Zoé

Crescimento do comércio em Teófilo Otoni supera a crise financeira, apontam especialistas

Para o economista Luiz Resende, presidente da CDL-TO, a expectativa é que 2015 encerre com um saldo positivo para o comércio local
Para o economista Luiz Resende, presidente da CDL-TO, a expectativa é que 2015 encerre com um saldo positivo para o comércio local

TEÓFILO OTONI – Chegado o final do ano, mês de dezembro, onde acontece uma maior concentração no consumo e na movimentação no comércio de bens e serviços, os especialistas da área de economia são categóricos ao afirmar que o município encarou a crise de frente. Apesar dos números no país apontarem para uma séria ‘depressão’, a situação econômica no município não teria sido afetada, de maneira muito grave, o poder de compra da população (apesar de algumas quedas na circulação monetária). Outro fator que mostra o resultado favorável foi a pesquisa recente de Evolução do Emprego, baseado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que apontou Teófilo Otoni como o segundo município no ranking da geração de empregos nas regiões Leste e Nordeste do Estado. De acordo com a pesquisa do CAGED, a cidade admitiu, por exemplo, 752 novos contratados e desligou 616. Números estes referentes ao mês de outubro último.

Na contramão do momento vivenciado por T. Otoni, presenciamos no cenário macro, todos os dias, o noticiamento de alta da inflação, do dólar, da inadimplência, do desemprego, o endividamento das famílias, criando, dessa forma, um cenário pessimista em relação à situação econômica em geral, como informou o economista Luiz Resende, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teófilo Otoni (CDL-TO)

Segundo especialistas, no geral, o consumidor assimilou o momento atual de instabilidade, porém, não se retraiu, mantendo a economia local aquecida
Segundo especialistas, no geral, o consumidor assimilou o momento atual de instabilidade, porém, não se retraiu, mantendo a economia local aquecida

Segundo ele, mesmo com o impacto da crise econômica brasileira, o comércio de Teófilo Otoni manteve estável o número de contratações e demissões.

“Não tivemos queda substancial no faturamento das empresas. Alguns setores recuaram, já outros puxaram para cima o mercado, como o de farmácia, perfumaria e o de supermercados, gerando um real crescimento em nível local. Esperamos sim que o ano de 2015 encerre com o saldo positivo. A vinda de grandes redes e outras bem estabilizadas mantiveram a economia aquecida. As Casas Bahia e o Ponto Frio, por exemplo, mantêm suas lojas na cidade, e em nenhum momento falam em fechar”, destacou Luiz Resende.

 

Segundo especialistas em economia ouvidos pela reportagem, o comércio em Teófilo Otoni superou a crise, com trabalho, criatividade e capacitação
Segundo especialistas em economia ouvidos pela reportagem, o comércio em Teófilo Otoni superou a crise, com trabalho, criatividade e capacitação

Varejo supera a crise

“Em tempos de crise é preciso superação”, é o que destaca o empresário Sebastião Ribeiro de Souza, o popular ‘Tião da Jhiane’, vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Teófilo Otoni (ACETO) e dono de uma rede de lojas na

De acordo com o empresário Tião da Jhiane, vice-presidente da ACE, o comércio em Teófilo Otoni vai bem frente à crise
De acordo com o empresário Tião da Jhiane, vice-presidente da ACE, o comércio em Teófilo Otoni vai bem frente à crise

cidade. Há décadas no mercado, ele já acompanhou, na prática, vários momentos delicados na economia nacional, contextos de inflação em aclive e incertezas. Mas, perseverou, buscou alternativas em busca da estabilidade econômica que serviram de aprendizado e modelos a serem seguidos.

“É preciso estar inteirado, ter conhecimento sobre o que fazer, no que se está envolvido, e como seu negócio está sendo gerido. Claro, vivemos tempos difíceis. Ser eficiente e eficaz, necessariamente não garante o sucesso, mas é o caminho no qual devemos trabalhar, para conhecer o mercado, aperfeiçoar e manter a qualidade naquilo que propusemos fazer”, salientou.

De acordo com Tião da Jhiane, em momentos difíceis, o importante é focar naquilo que você sabe fazer bem, e ainda, entregar o produto com qualidade e a preço competitivo.

“Esse é o momento de mostrar valor. O consumidor faz escolhas. Se não houver inovação, melhorias no serviço, você fica para trás. Sempre acreditei no atendimento, afinal, ele faz a diferença em qualquer área de trabalho, em qualquer negócio. No varejo ele é decisivo. O cliente precisa entrar na loja, comprar e depois voltar. Isso se torna o grande diferencial competitivo do negócio, além de fonte de receita”, finalizou.

Compartilhe :