campanha
Restaurante Irmã Zoé

Curso de Psicologia da Unipac entra na campanha Setembro Amarelo

[vc_row][vc_column][vc_column_text]TEÓFILO OTONI – Um pouco da história: Este mês foi escolhido para a campanha porque internacionalmente o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, e a cor representada neste mês nasceu da história de um jovem americano, de apenas 17 anos, que tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo, onde os pais e amigos distribuíram, em sua despedida, fitas amarelas com mensagens de apoio para pessoas que necessitassem de ajuda.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde o índice de suicídio cresceu entre 2011 e 2015 no Brasil. Esta é a quarta maior causa de mortes entre jovens de 15 e 29 anos. Em 2011, foram 10.490 mortes: 5,3 a cada 100 mil habitantes. Já em 2015 o número chegou a 11.736: 5,7 a cada 100 mil, segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). Esses números podem ser ainda maiores devido às sub-notificações.

Com o objetivo de romper o tabu que é falar sobre o suicídio bem como oferecer informações de maneira responsável e consciente sobre o tema, os alunos do curso de Psicologia da FUPAC-TO, sob a orientação da coordenadora Isabel Corrêa Pacheco, promoveram diversas ações na própria faculdade e em escolas estaduais e municipais de Teófilo Otoni, em apoio à campanha, enfatizando a valorização da vida e a prevenção ao suicídio.

Entender que cada pessoa tem um modo de lidar com a dor de existir e que o suicídio apresenta situação multifatorial, ou seja, não tem uma razão específica,a Psicologia, através da escuta, pode auxiliar acolhendo esse indivíduo e, em torno de sua dor, fazendo-o falar o máximo que puder, se dispondo de uma escuta atenta, interessada e ética. Então, seria estabelecido um canal de comunicação importante. É preciso falar para melhorar.

Desta forma, o curso de Psicologia da FUPAC-TO vem cumprindo seu papel social com projetos de extensão dessa magnitude e se coloca à disposição da sociedade para o desenvolvimento de novas ações de extrema relevância como é o suicídio.

Coordenação, professores e alunos do curso de Psicologia da FUPAC-TO

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery type=”nivo” interval=”5″ images=”27954,27955,27953,27952,27956,27957″ img_size=”full”][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe :