campanha
Restaurante Irmã Zoé

Curso em Caraí capacita produtores rurais para Operação de Ordenhadeira

[vc_row][vc_column][vc_column_text]CARAÍ – Com quase 70 anos de emancipação política, o município possui quase que 70% da sua população (pouco mais de 20 mil habitantes) residente na zona rural. Por isso, investir na capacitação e na qualificação de trabalhadores e produtores rurais se torna primordial para o avanço do município.

Recentemente, o Sindicato dos Produtores Rurais de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, promoveu o curso de Operador de Ordenhadeira, na zona rural de Caraí. O evento contou com a participação de 11 pessoas, entre elas, uma única mulher. Além de advogada, Caroline Santos é responsável por ajudar nas tarefas da propriedade rural do pai dela.

“Curso de excelente qualidade, conseguimos aproveitar bastante as instruções do Renato e antes, achávamos que íamos aprender apenas a tirar o leite. No final, além de aprender a tirar leite, aprendemos a fazer isso com higiene, qualidade e também a destrinçar uma ordenhadeira. E pude perceber que já tem gente que fez o curso e que além de dar manutenção na sua própria ordenhadeira, está prestando serviços a terceiros e faturando uma renda extra”, afirmou Caroline.

No curso de Operador de Ordenhadeira, o instrutor Renato de Carvalho Queiroz abordou noções sobre a anatomia da glândula mamária, mecanismos de produção e descida do leite e a higienização da sala de ordenha, do curral de espera, da ordenhadeira e do tanque e/ou do resfriador do leite.

Os componentes e as funções da ordenhadeira também foram tratados. A ordenha mal feita e o uso incorreto do equipamento podem diminuir a produtividade leiteira, aumentar a incidência da mamite e ainda piorar a qualidade do leite.

A preocupação em obter leite com higiene e manter a limpeza diária da ordenhadeira são aspectos levados em conta por consumidores e laticínios que querem leite de qualidade. “Para isso os cuidados no momento da ordenha, são fundamentais”, disse o instrutor Renato de Carvalho.

José Lucas Cordeiro Santos que trabalha prestando assistência técnica do Programa Balde Cheio foi um dos participantes do curso. Ele também ajudou na mobilização da turma junto com o mobilizador do Sindicato Rural de Teófilo Otoni, Dyoney de Carvalho Dohler.

“Eu trabalho prestando assistência técnica em várias fazendas aqui na região e conhecia muitas pessoas que queriam participar desse curso. Eu aproveitei para participar e achei muito bom, porque tinha muitas dúvidas sobre ordenha mecânica. Com este curso deu para aprender bastante e agora vou conseguir orientar melhor os produtores que tem ordenha mecânica”, garante José Lucas.

Ainda de acordo com José Lucas, que já participou de outros eventos do Senar Minas, os cursos oferecidos contribuem para o crescimento do município que tem a sua base, na zona rural. “A região ainda é muito pobre em relação a tecnologia. No entanto, com os cursos do Senar as pessoas estão começando a abrir mais a mente para usar as tecnologias e tirar proveito disso para o crescimento pessoal e regional”.

 

Mais capacitação

 

Novamente por meio de uma parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Teófilo Otoni e Senar Minas, doze pessoas da zona rural de Caraí participam a partir da próxima segunda-feira (28) do curso de Carpinteiro / Construção de Telhado – Madeira Serrada. O evento será ministrado pelo instrutor João Batista Silva Tavares e[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery type=”nivo” interval=”5″ images=”25236,25237,25238″ img_size=”full”][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe :