campanha
Restaurante Irmã Zoé

Defesa Civil divulga relatório parcial dos estragos causados pela chuva

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Ernani Batista, somente nos últimos dias choveu mais de 300 milímetros, o dobro previsto para o mês de janeiro
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Ernani Batista, somente nos últimos dias choveu mais de 300 milímetros, o dobro previsto para o mês de janeiro

Estima-se que existam mais de 03 mil residências em 12 áreas de risco, mais de 600 pessoas desalojadas, e um total de 278 ocorrências de deslizamentos e inundações

TEÓFILO OTONI – Desde a última semana, a Defesa Civil em parceria com órgãos de segurança com atuação no município e voluntários que compõe o Sistema de Comando de Operações, têm trabalhado diuturnamente em ações de campo preventivas e de socorro às vítimas das chuvas na cidade. De acordo com o último levantamento feito pelo órgão, estima-se que mais de três mil residências estejam distribuídas em pelo menos 12 áreas de risco no perímetro urbano do município. Ainda segundo o coordenador da Defesa Civil, sargento Ernani Batista, mais de 600 pessoas ficaram desalojadas, após as chuvas. Somente nos últimos dias choveu mais de 300 milímetros, o dobro previsto para o mês de janeiro. Em uma semana de trabalhos, a Defesa Civil registrou 278 ocorrências de deslizamentos e inundações.

“A equipe da Defesa Civil iniciou os trabalhos no início das chuvas, priorizando o atendimento emergencial nas casas destelhadas, com o fornecimento de lonas plásticas e avaliação de estruturas”, afirmou Batista.

As ocorrências relacionadas à queda de árvores foram repassadas às equipes da Secretaria do Meio Ambiente, para liberação de vias públicas. Por sua vez, a Secretaria de Serviços Urbanos tem feito um trabalho de desobstrução das ruas, por conta da quantidade de lama que tem dificultado o acesso dos moradores às suas casas, bem como, a ação dos agentes da Defesa Civil. Nos últimos sete dias diversos pontos apresentaram interrupção no fornecimento de energia elétrica, principalmente, na zona sul da cidade, em parte do Marajoara e nos bairros Doutor Laerte Laender, Filadélfia e Vila Barreiros.

Defesa Civil apresetna relatório das chuvas que atingiram o município
Defesa Civil apresetna relatório das chuvas que atingiram o município

Segundo Ernani Batista, o trabalho de orientação e educação da Defesa Civil realizado ao longo do último ano foi um dos fatores apontados pelo coordenador do órgão como responsável pela redução no número de ocorrências graves.

“A Defesa Civil está sempre atuando, mesmo quando não há situações de risco. Agora temos também o Sistema de Comando de Operações, que vai atuar no município, e que conta com os trabalhos da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Militar, Cemig, Copasa e Prefeitura. Temos atuado rapidamente nas ocorrências de emergências decorrentes das chuvas, como deslizamentos, desabamentos e alagamentos”, finalizou.

Compartilhe :
Receba as principais notícias em primeira mão. Cadastre-se.

Categorias