
De acordo com Ivan Santana superintendente regional de Saúde, a situação da dengue está controlada no município
TEÓFILO OTONI – Enquanto cidades como Governador Valadares vivem uma época de alerta para os casos de dengue contraídos no Estado, Teófilo Otoni se mantém estável e continua o controle dentro do município. Por isso, a Superintendência Regional de Saúde, através do setor de epidemiologia, optou por realizar ações pontuais de prevenção, porém, mantendo o foco, sem abaixar a guarda, como revelou o superintendente Ivan Santana.
Segundo ele, Teófilo Otoni e os demais municípios que compõe a Superintendência de Saúde promoveram ações exemplares, por meio de mutirões e campanhas de prevenção que vem acontecendo sistematicamente durante todo o ano na cidade e não apenas nos meses de alerta, que são novembro e fevereiro.
“Com relação a dengue nós estamos graças a Deus em uma situação tranquila, mas em alerta. O Estado de São Paulo e região da Bahia registraram inúmeros casos. Mas estamos satisfeitos com os trabalhos desenvolvidos por todos os prefeitos, secretários de Saúde das 32 cidades que compõe a nossa área de jurisdição, bem como, nossa equipe de Epidemiologia. Fizemos um trabalho muito bom de supervisão e graças a Deus há dois anos consecutivos não tivemos casos de dengue, mortes e isso mostra o trabalho sério que vem sendo feito durante todo o ano”, afirmou Ivan Santana.
Apesar de estar em situação mais tranquila, o superintendente afirma que não se pode negligenciar. O trabalho não para, sobretudo no verão, que favorece a proliferação dos insetos.
“Estamos atentos, mas continuamos trabalhando a todo vapor para que não haja a incidência de dengue no nosso município. No entanto, precisamos ficar alertas, sobretudo, quanto a ocorrência de dengue em municípios como Valadares. Teófilo Otoni é uma cidade pólo, por isso a preocupação. Redobramos a atenção, intensificamos as conversas com as superintendências próximas, como as de Pedra Azul, Diamantina, mas graças a Deus estamos tranqüilos, no controle”, concluiu.