DA REDAÇÃO – O deputado federal reeleito Leonardo Monteiro denunciou ontem no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, o fechamento de 40 agências em mais de 14 estados no território nacional. Em documento confidencial da vice-presidência dos Correios, o deputado afirma que a ação “sela não só o fim dos serviços postais em diversos locais do país e o desemprego para muitos trabalhadores dos Correios, mas protagoniza mais um golpe contra a capilaridade dessa empresa que presta serviços à população há mais de 355 anos”.
Para ele, os Correios promovem a inclusão bancária e comunicação de milhões de brasileiros, papel essencial para o desenvolvimento nacional. As agências que serão fechadas estão nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Piauí, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul e São Paulo. Somente em Minas Gerais, serão oito agências em Juiz de Fora, Ouro Preto, três em Belo Horizonte, Contagem, Lagoa Santa e Nova Lima. “Essa ação só aprofundará ainda mais o sucateamento dos serviços postais, com claro objetivo para abrir as portas para a privatização de uma das maiores empresas públicas brasileiras”, alertou.
Ele ainda questiona a demora em votar projeto, do qual é co-autor, que garante recuperação financeira ao prever que administração pública contrate preferencialmente serviços dos Correios. “Com esse projeto, as receitas podem ser ampliadas em R$ 20 bilhões. O que está em jogo então?! Colocar em risco o sigilo da informação confiada à empresa postal e promover o fim da universalidade do serviço postal. Sem falar na demissão de milhares de trabalhadores. Esse projeto que está posto ao brasileiro como um “novo Brasil” nada mais é do que o retrato do ódio, do atraso, da continuidade desse projeto neoliberal com pitadas de psicopatia, parafraseando o ministro Luiz Barroso. Precisamos reagir aos ataques em curso no país e mostrar que o nosso projeto é pelo desenvolvimento nacional, pela inclusão e pela democracia! Esse é o compromisso de Fernando Haddad com o Brasil! Contra o desmonte e em defesa dos Correios”, disse.