CAMARA

Deputado Neilando Pimenta esclarece sobre implantação de voos entre T. Otoni e BH

 

Neilando 3Deputado esclareceu detalhes do Programa de Transporte Aéreo Público que será implantado pela CODEMIG e pelo governo do Estado em Teófilo Otoni e mais 11 cidades. Os voos da primeira etapa do Projeto de Integração Regional de Minas Gerais – Modal Aéreo – estão previstos para a 2ª quinzena de agosto

Neilando 2TEÓFILO OTONI – As ações desenvolvidas pelo deputado estadual Neilando Pimenta (PP) em prol da construção do Aeroporto Regional, em Itambacuri, têm sido ao longo dos últimos três anos alvo de fortes reivindicações junto ao governo do Estado. Somado às reivindicações do deputado Neilando Pimenta, as reivindicações de outros deputados estaduais que representam outras regiões do Estado, motivaram o governo de Minas a criar o programa – Projeto de Integração Regional de Minas Gerais Modal Aéreo (PIRMA) – de atendimento temporário a essas regiões, com o propósito de ligar o interior à capital Belo Horizonte possibilitando o desenvolvimento regional de Minas (até que o governo do Estado tenha recursos para investir na construção de aeroportos de médio porte que atendam à linha regular de vôos da empresa Azul Linhas Aéreas  nessas regiões).

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais – CODEMIG – assumirá o risco econômico do negócio. E fará a contratação, via licitação, da empresa vencedora, a Two Taxi Aéreo Ltda.

Em reunião do deputado Neilando Pimenta – que integra a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa – com a diretoria da CODEMIG, ficou definido que na 2ª quinzena de agosto começará a operacionalizar voos da cidade de Teófilo Otoni além de Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Muriaé, Patos de Minas, Ponte Nova, São João Del Rei, Ubá, Varginha, Viçosa e Juiz de Fora.

Os voos entre Belo Horizonte e Teófilo Otoni estão previstos para as segundas, terças, quintas e sextas-feiras e duram em média uma hora e dez minutos. Saindo de Teófilo Otoni para a capital, nas segundas feiras, os voos terão saída às 09h10. Nas terças-feiras e quintasrtas-feiras, às 15h30 e nas sextas-feiras, às 13h30. Partindo da capital com destino a Teófilo Otoni, os horários de embarque são diferentes. Nas segundas-feiras, os voos partirão às 07h40. Nas terças-feiras, às 13h05, nas quintas-feiras às 13h20 e nas sextas-feiras, às 08h40. Os valores das passagens serão divulgados posteriormente.

O deputado Neilando Pimenta esclarece que essa é a tentativa do governo do Estado em dar uma resposta às suas reivindicações bem como às reivindicações de outros deputados estaduais que representam as cidades que também serão contempladas nessa primeira fase do programa. “É bom esclarecer toda população que a aeronave que fará o trajeto dessas cidades até Belo Horizonte, será do modelo Cessna Grand Caravan 208 B, que transporta apenas nove passageiros por viagem. Os voos com aeronaves da empresa Azul Linhas Aéreas só serão possíveis após a construção do Aeroporto Regional, por se tratar de aeronaves de médio porte, com capacidade para 68 passageiros, o que os atuais aeroportos existentes nessas cidades não comportam”, explica Neilando Pimenta.

O deputado Neilando Pimenta e os demais parlamentares que representam os municípios beneficiados ficaram satisfeitos com a posição do governador Fernando Pimentel em encontrar uma alternativa paliativa para buscar uma viabilidade para o desenvolvimento econômico dessas regiões e dar a toda classe empresarial uma facilidade de deslocamento da capital Belo Horizonte para essas cidades.

Na próxima reunião da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa, que ocorrerá em agosto, o deputado Neilando Pimenta apresentará requerimento à CODEMIG e ao governo do Estado solicitando que os primeiros 180 dias de funcionamento do programa, as passagens sejam subsidiadas em pelo menos 50% do seu valor original com objetivo de criar aumento de demanda e estimular as pessoas a utilizar esse tipo de transporte aéreo, uma vez que se não houver procura suficiente, os voos serão suspensos.

O deputado Neilando Pimenta alerta que todas as entidades de classe de Teófilo Otoni – CDL, Associação Comercial, SINDICOMÉRCIO – e prefeituras da região deverão se mobilizar para estimular essa demanda. Somente assim, conseguiremos garantir a permanência desses voos ligando Teófilo Otoni a Belo Horizonte.

Vale ressaltar ainda que a atuação do deputado Neilando Pimenta junto ao governo anterior garantiu a liberação de R$ 2,1 milhões para a reforma do Aeroporto JK, que passou a se chamar Aeroporto Kemil Kumaira. Sem essa reforma, Teófilo Otoni não poderia ser contemplada nessa primeira etapa do programa.

 

Compartilhe :