campanha
Restaurante Irmã Zoé

Dezoito municípios mineiros, incluindo T. Otoni, vão ter voto em trânsito nas eleições

Cidades têm mais de 100 mil habitantes. Até 23 de agosto, eleitor que não vai estar no local de votação pode pedir a transferência de seção eleitoral e votar mesmo estando em outra cidade do estado

TEÓFILO OTONI – Nas eleições de outubro, o eleitor vai poder votar para presidente, governador, senador e deputados federal e estadual fora do seu domicílio eleitoral. O cadastro começa nesta terça-feira (17) e vai até do 23 de agosto. Em Minas, o voto em trânsito será possível em 18 municípios, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG).

Se o eleitor estiver no mesmo estado em que o título dele está registrado poderá votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual (foto do cartório de T. Otoni, onde o eleitor tem de se cadastrar previamente para ter o benefício)

O eleitor deve ir a qualquer cartório eleitoral, apresentar documento oficial com foto e indicar o local onde quer votar. O voto em trânsito pode ocorrer no primeiro, segundo ou em ambos os turnos, nas capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores.

Quem estiver fora do país pode votar em trânsito apenas para presidente. O mesmo é válido, por exemplo, para um eleitor de São Paulo ou de outro estado que estiver em Minas Gerais no período da eleição. Lembrando que é preciso se cadastrar previamente.

Se o eleitor estiver no mesmo estado em que o título dele está registrado poderá votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Em 2014, a transferência podia ser feita para municípios com mais de 200 mil eleitores. Outra novidade das eleições de 2018 é a transferência temporária de eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida para uma seção com acessibilidade. Segundo o TRE, em Minas, são 2.723 seções de fácil acesso e, em Belo Horizonte, 307.

 

O voto em trânsito é válido para:

 

Eleitores que não estiverem em seu domicílio eleitoral no dia da eleição;

Presos provisórios e adolescentes em unidades de internação;

Membros das Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, polícias civis, polícias militares, corpos de bombeiros militares e guardas municipais, que estiverem em serviço por ocasião das eleições;

Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida. (Fonte: G1 dos Vales)

 

Cidade mineiras com voto em trânsito:

 

Belo Horizonte

Betim

Contagem

Divinópolis

Governador Valadares

Ibirité

Ipatinga

Juiz de Fora

Montes Claros

Patos de Minas

Poços de Caldas

Pouso Alegre

Ribeirão das Neves

Santa Luzia

Sete Lagoas

Teófilo Otoni

Uberaba

Uberlândia

Compartilhe :