campanha
Restaurante Irmã Zoé

Dia 15 de Maio é marcado por paralisações e protestos em favor da Educação

TEÓFILO OTONI – Nesta última quarta-feira (15), estudantes e servidores do Instituto Federal (IFNMG) participaram do protesto na praça Tiradentes, em Teófilo Otoni, contra o corte orçamentário de 30% na educação anunciado pelo Governo Federal. Manifestações com o mesmo propósito ocorreram em todos os estados brasileiros, inclusive com a participação de instituições privadas de ensino e pessoas avulsas favoráveis às reivindicações.

O movimento começou por volta das 16h com a exposição de banners, cartazes e outros materiais. Vários estudantes discursaram ao microfone, ressaltando que dependem de auxílios e bolsas para se manterem estudando, uma vez que não possuem o suporte dos pais e da família. Outros apresentaram cartazes contendo frases como “tira a mão do meu futuro” e “educação não é mercadoria”.

Presente na manifestação, a Assistente Social, Larisse Colen, afirmou que o ato foi um dia icônico na luta pela educação em Teófilo Otoni, pois não estavam presentes somente os estudantes e servidores da UFVJM e do IFNMG, mas também uma multidão pertencente aos mais diversos seguimentos, como escolas estaduais e municipais, movimentos sociais, estudantes e colaboradores de escolas e faculdades privadas, dentre outros. Além disso, ressaltou que o movimento demonstra que a população local entende a importância dessas instituições na cidade e que o corte não impactará apenas os servidores e estudantes, mas a todos.

Segundo o governo, o bloqueio foi aplicado sobre gastos não obrigatórios, como luz, água, obras, equipamentos, terceirizados e realização de pesquisas. O Ministério da Educação afirma que a medida se justifica pela arrecadação de impostos ter sido menor que o previsto e, portanto, o quadro poderá ser revertido se a mesma subir.

Compartilhe :