TEÓFILO OTONI – Vocação natural DA CIDADE, o comércio junto com a área de serviços, forma o segmento produtivo que mais emprega e dinamiza o desenvolvimento econômico da Capital Mundial das Pedras Preciosas.
Em 2010, segundo o IBGE, aproximadamente R$ 900 mil do Produto Interno Bruto (PIB) de Teófilo Otoni eram do valor adicionado bruto do setor terciário, destacando-se a área do comércio.
Ainda segundo o IBGE, no ano de 2000 mais de 10 mil habitantes trabalhavam no setor comercial e quase 23 mil pessoas ocupavam-se no setor de serviços.
O comércio em Minas Gerais
O comércio é responsável por mais de R$ 41 bilhões do PIB de Minas Gerais, por 9,01% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) arrecadado pelo Estado. Em Minas Gerais, são mais de 995 mil pessoas vivendo do comércio
A história
O comércio é uma atividade presente em todos os momentos da história da humanidade. No Brasil, a sua importância foi reconhecida em 1953, ano da criação do Dia do Comerciante, comemorado no dia 16 de Julho. A data é uma homenagem ao nascimento de José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, grande incentivador dos portos brasileiros ao comércio.
A Câmara Municipal informou, por meio de nota, que reconhece a atividade dos comerciantes/empresários/lojistas não somente pelo transcorrer da data, mas pelas ações empreendidas por esse importante segmento em prol do desenvolvimento da economia teófilo-otonense, gerando trabalho, emprego e renda.
“Esta Casa Legislativa presta seu reconhecimento a empresas antigas e tradicionais de Teófilo Otoni que resistiram às mais diversas dificuldades. E igualmente o faz em relação a empresas inovadoras que enfrentaram e venceram desafios com criatividade em nosso Município.
Também destacamos com o nosso reconhecimento a empresários capazes de motivar outros comerciantes na busca por melhorias e resultados para todas as empresas de Teófilo Otoni.
O significado da data, 16 de Julho, é singular aos que empreenderam na atividade comercial, com registros da presença ativa de comerciantes sírios e libaneses, dentre outros, na construção da história e do progresso de Teófilo Otoni.
Ao reconhecer tais feitos, os parlamentares da Câmara Municipal repercutem as congratulações e a gratidão da população teófilo-otonense a todos os comerciantes, responsáveis por melhores dias e uma melhor qualidade de vida em Teófilo Otoni” (trecho final do comunicado. (Com informações da Ascom CMTO e foto da Revista Philadelfia)