TEÓFILO OTONI – A reportagem entrevistou a coordenadora da Vigilância Sanitária – VISA, Ana de Fátima, que durante a entrevista falou sobre vários assuntos, dentre eles, vistorias da equipe da Visa em estabelecimentos comerciais, a fixação do alvará sanitário em local visível ao cliente, e ainda o retorno das inspeções noturnas. A coordenadora também destacou o trabalho profícuo da Vigilância Sanitária na inspeção dos restaurantes, bares e trailers, um trabalho iniciado na região norte da cidade, que ainda este mês chegará aos demais bairros e região central.
São muitos os bares e lanchonetes que estão sendo abertos. A vigilância sanitária atua na fiscalização desses estabelecimentos?
Ana de Fátima – Todo estabelecimento que comercializa ou fabrica alimentos, a Vigilância Sanitária fiscaliza. Ou seja, todos aqueles que estão cadastrados no município fazemos a fiscalização. Orientamos que as pessoas observem se os bares, padarias, lanchonetes, restaurantes têm o alvará sanitário e que cobrem das empresas. Muitos destes estabelecimentos não têm certos tipos de cuidados não por má fé, mas por falta de conhecimento.
Como funcionam as blitz da Vigilância Sanitária?
Quando se fala em Vigilância Sanitária a população acredita que a função seja multar, fechar, cobrar, mas em um primeiro momento o papel da Vigilância Sanitária não é esse, mas sim, educar, orientar, para que tenhamos produtos de qualidade, estabelecimentos de qualidade. Primeiro a Vigilância Sanitária orienta, educa, informa sobre as adequações que devem ser feitas de acordo com a legislação específica.
E se não houver interesse do proprietário do estabelecimento ou se for observado o não cumprimento das adequações sugeridas anteriormente?
Se entendermos que o proprietário não tem nenhum interesse de melhorar a qualidade do seu produto ou estabelecimento, aí sim virão as cobranças. Mas damos tempo para que as inadequações sejam corrigidas.
Como tem sido a inspeção nos estabelecimentos comerciais da cidade? Os restaurantes e bares que funcionam, sobretudo, à noite, são alvos de inspeção da Visa?
Os estabelecimentos que a Vigilância Sanitária atua são aqueles onde se manipula, fabrica, comercializam alimentos. Recentemente fizemos um trabalho na Vila Betel, São Jacinto, Bela Vista e Matinha. Não é um trabalho a curto prazo. Visitamos esses estabelecimentos que comercializam, manipulam os alimentos, como lanchonetes, restaurantes, trailers, em um mutirão a noite, para fazer a inspeção sanitária. Temos orientado os proprietários a atender as legislações.
Após a primeira visita, inspeção, como a Vigilância Sanitária encontrou esses mesmos lugares passado a fase inicial de orientação e sugestões de readequação?
Neste último monitoramento obtivemos sucesso, uma satisfação muito grande onde percebemos a adequação dos estabelecimentos, restaurantes, trailers. Melhorou 100% tanto a área física como a técnica. Os estabelecimentos reformaram de acordo com as legislações específicas.
Os bairros próximos ao Centro, ou mesmo, da área central, também serão alvo da inspeção?
Estamos agendando para o próximo mês a inspeção nas outras regiões do município, onde ainda não foram feitas as inspeções, como Bairro de Fátima, João XXIII e Centro. Como foi feito anteriormente, a inspeções nos restaurantes, bares e trailers serão feitas a noite, por entender que a grande maioria dos estabelecimentos são abertos ao final do dia.