A petista conquistou 51,62%dos votos válidos e se tornou a primeira mulher a ser reeleger
DA REDAÇÃO – A presidente Dilma Rousseff (PT) foi reeleita neste domingo com 51,62 % dos votos válidos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela derrotou o tucano Aécio Neves (PSDB) nas Regiões Norte e Nordeste, e em parte do Sudeste. Já o senador Aécio Neves (PSDB), venceu nas regiões Sul e Centro-Oeste. O tucano alcançou 48,44% da preferência do eleitorado.
Nas regiões Norte e Nordeste o percentual de votos de Dilma superou os 60% em todos os estados. Já na Região Norte, a petista alcançou 64,73% dos votos, contra 35,27% de Aécio. No Amapá, a resultado final ficou 61,45% para a candidata reeleita, e 38,55% para Aécio Neves.
No Sudeste, a petista venceu em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Em Minas, terra natal dela e do senador Aécio Neves, Dilma obteve 52,41% dos votos válidos, contra 47,59% de Aécio Neves. Já no Rio de Janeiro a candidata à reeleição ficou com 54,94% e o senador 45,06%.
Já Aécio Neves teve suas maiores votações nos estados do Sul e Centro-Oeste. Porém, o destaque fica para São Paulo onde Aécio Neves recebeu 64,31% dos votos, contra 35,69% de Dilma. No Paraná, o placar final da votação ficou em 60,99% para ele, contra 39,02% para a presidente reeleita.
Divisão dos votos
A presidente Dilma venceu as eleições com uma diferença de quase três milhões e meio de votos sobre o candidato Aécio Neves. O resultado das eleições revelou um equilíbrio entre os 26 estados da União e o Distrito Federal.
Dilma Rousseff venceu em 15 estados. Aécio Neves levou a maioria dos votos em 11 estados e no Distrito Federal.
A vitória mais expressiva de Dilma Rousseff foi no estado do Maranhão, onde a petista teve 78,76% dos votos válidos contra 21,24% de Aécio Neves.
Santa Catarina está na ponta oposta. Foi onde a presidente reeleita obteve a menor votação em todo o país: 34,41% dos votos contra 64,59% feitos pelo candidato tucano.
A maior vitória em um estado do Nordeste e a maior derrota localizada no Sul do país simbolizam o desempenho da presidente Dilma Rousseff como um todo nessa eleição. Enquanto Dilma fez a maioria dos votos nas regiões Norte e Nordeste, Aécio foi o mais votado nas regiões Sul e Centro-Oeste. No Sudeste ficou meio a meio e o estado de Minas Gerais foi o fiel da balança nesta eleição.
Aécio Neves não conseguiu superar Dilma Rousseff no próprio berço político. Em Minas, Dilma obteve 52,41% e Aécio ficou com 47,59%. A diferença entre eles foi de pouco mais de 500 mil votos.
Já em São Paulo, onde Aécio Neves teve o dobro dos votos de Dilma Rousseff no primeiro turno, o candidato tucano ampliou a vantagem: recebeu quase sete milhões de votos a mais que a candidata do PT no segundo turno. Aécio ficou com 64,31% e Dilma com 35,69%.