O secretário municipal de Desenvolvimento, Jonas Boaventura, participou do evento
TEÓFILO OTONI – A Economia Popular Solidária do município está participando da 30ª Feira Nacional de Artesanato. O evento vai de 03 a 08 de dezembro de 2019 no Expominas, na Avenida Amazonas, 6200 – Bairro Gameleira – Belo Horizonte. Os Expositores são artesãos e artistas. Já os visitantes é composto pelo público em geral e lojistas
A Feira Nacional de Artesanato, maior evento do gênero em toda a América Latina, comemora, em 2019, 30 anos de realização em Belo Horizonte. Além de beneficiar diretamente milhares de pessoas, a feira leva aos 170 mil visitantes as nuances e traços do trabalho feito à mão. Em um só local é possível conhecer a diversidade que permeia o artesanato brasileiro. Neste ano, o artesanato da Economia Solidária do Vale Mucuri foi representado através de Teófilo Otoni.
Diversidade do evento
Workshops, cursos e oficinas demonstrativas, incluindo as que utilizam materiais descartados na Feira Nacional de 2018 também prometem movimentar o Expominas ao longo dos dias de evento.
Além disso, os visitantes podem aproveitar, gratuitamente, shows e apresentações culturais. Justamente por isso, uma das premissas da Feira Nacional de Artesanato é a valorização do cenário artístico local.
A feira, que em 1989 começou com apenas 60 stands e 200 expositores, hoje se orgulha de ser considerada a maior da América Latina.
Em 2018, 5 mil expositores de todos os estados do Brasil e outros 12 países da América Latina, África e Europa, ocuparam 1.100 stands do maior centro de convenções de Minas Gerais: o Expominas de BH. Cerca de 149 mil visitante, movimentaram R$ 59 milhões.
Organizada pelo Instituto Centro CAPE, a Feira Nacional de Artesanato faz parte do Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.