A presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) disputarão a presidência neste domingo (26), no segundo turno das eleições
TEÓFILO OTONI – Três semanas depois do primeiro turno, os eleitores retornam as urnas neste domingo (26) pela segunda vez no ano. Em Minas Gerais haverá votação apenas para presidente da República. As seções eleitorais abrem as portas às 8h e fecham às 17h. Caso haja filas no horário de encerramento, senhas são distribuídas para que todos possam votar.
Documentos para votação
Não é obrigatória a apresentação do título eleitoral para votar, mas no documento constam a zona e seção eleitoral, o que facilita ao eleitor. Para votar, basta apresentar ao mesário um documento oficial com foto: carteira de identidade, carteira funcional reconhecida por lei, carteira de trabalho, carteira de motorista, passaporte, certificado de reservista.
Como checar o local de votação
Quem está sem o título eleitoral e não recorda a zona e seção eleitoral pode consultá-las no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), informando nome completo ou número do título, nome da mãe e data de nascimento.
Justificativa eleitoral
Neste domingo, o eleitor que não está na cidade onde vota pode se dirigir a qualquer seção eleitoral para justificar a ausência. Basta preencher o formulário de requerimento de justificativa e entregá-lo junto com o título eleitoral ou documento oficial com foto. Mesmo quem estiver sem o título, precisa saber o número de sua inscrição eleitoral (que pode ser consultado aqui). Não custa lembrar: não há limitações para o número de eleições em que se pode justificar o voto.