campanha
Restaurante Irmã Zoé

Empresário Igor Timo fala sobre desafios de uma pré-candidatura a deputado federal em almoço com 200 lideranças de T. Otoni e região

[vc_row][vc_column][vc_column_text]TEÓFILO OTONI – O encontro aconteceu no último domingo (06), nas dependências do Restaurante Cancelas, na Rua Dr. Manoel Esteves (Rua das Flores), Centro. O empresário Igor Timo se reuniu com cerca de 200 lideranças do município e região. Dentre os presentes estiveram o assessor especial do governador no Vale do Mucuri, Jorge Arcanjo, o presidente da Câmara Municipal de Padre Paraíso, Raimundo (DEM), o ex-presidente da Câmara Municipal de Poté, Zete Farias, o ex-vereador e ex-secretário municipal de T. Otoni e Catuji, Thalles Contão, o coronel reformado da Polícia Militar, Rodrigo, dentre outros. Na oportunidade, ficou firmado que Jorge Arcanjo, pré-candidato a deputado estadual pelo DC e Igor Timo caminharão juntos neste ano de 2018.

O organizador do encontro, o assessor político Charles Timóteo, parabenizou a participação dos envolvidos, destacando o comprometimento do empresário Igor Timo com o progresso econômico e social, de suas ideias enquanto gestor e novo expoente político, e pela atuação da TBI Segurança no desenvolvimento local. “Precisamos de pessoas comprometidas com o Vale, de nomes próprios da nossa região, que verdadeiramente conhecem nossos problemas e sabem como enfrentar nossos gargalo. Tenho certeza que Igor Timo é essa pessoa, um vencedor do Vale do Jequitinhonha, pessoa que sabe como poucos a dificuldade de crescer e se tornar um dos maiores do ramo a partir do Vale do Jequitinhonha, sem perder suas raizes, sem deixar de investir em sua terra natal. Estamos muito confiantes em dias melhores com empreendedores do comprometimento de Igor Timo com a nossa região”, destacou.

 

Igor Timo, uma história de superação

 

Natural do Vale do Jequitinhonha, o empresário Igor Timo, de 36 anos de idade, é um exemplo de sucesso frente a situações de adversidades. Nascido em Virgem da Lapa, se mudou aos 12 anos de idade para Belo Horizonte, a fim de uma melhor formação educacional. Há cerca de 25 anos na capital estadual, nunca deixou de visitar rotineiramente o vale, até conseguir consolidar a sua empresa, a TBI Segurança, atualmente uma dos maiores do ramo de vigilância de Minas Gerais. Com uma geração superior a 7 mil empregos, entre diretos e indiretos, a empresa conta com duas filiais, uma em BH e outra no Triângulo Mineiro.

Já a sede da TBI Segurança está instalada no município de Berilo, mais precisamente no distrito de Lelivéldia, localidade que recentemente ganhou recapeamento asfáltico até a sede urbana. Como isto foi possível? O próprio Igor explica: “Nosso centro administrativo está todo em Belo Horizonte, e temos uma filial na região do Triângulo Mineiro, onde a empresa cresceu maciçamente devido a grande oferta de empregos por lá. Porém, tudo começou em Lelivéldia, distrito de Berilo. A ideia era termos um negócio que ao mesmo tempo gerasse emprego na região. Mas, esbarramos na falta de clientes. É do conhecimento de todos que o Vale do Jequitinhonha possui índices muito baixos de IDH. Como nossa empresa trabalha com segurança patrimonial, deparamos com a falta de uma clientela concisa, de instituições com grandes patrimônios físicos. Isso nos fez migrar para outras regiões do estado, incluindo o sul de Minas, onde existe boa demanda. Mesmo assim conseguimos levar muitas pessoas daqui para terem uma oportunidade de trabalho e emprego em suas vidas. Também realizamos várias atividades para empresas da nossa região a partir da TBI”, destacou ele. Entre os trabalhos realizados nos vales do Mucuri e Jequitinhonha, estão a segurança geral durante a implantação do programa Luz para Todos, da Defensoria Pública estadual em T. Otoni, Universidade Federal, dentre outras.

 

Gestão pública e modernidade administrativa

 

Igor Timo também entra como uma luva no discurso [tão presente na contemporaneidade] de um novo perfil para os entes políticos, um nome jovem e leve, de centro, sem arestas, calcado na desburocratização do sistema estatal, no crescimento econômico aliado a empregabilidade, desalinhado do fisiologismo e apadrinhamento político tão visto no sistema nacional. Em suma: no vetor não viciado da cultura política brasileira de construção de consensos por meio dos bastidores, ao invés de calcado nas reais necessidades dos cidadãos, nas promessas de campanha, e de um mercado progressista em sua natureza mutável e expansionista (porém, não necessariamente desumana e ou ambientalmente irresponsável). As mãos duras ao mesmo que ágeis e flexíveis de pessoas com histórico de construção de grandes empreendimentos em tempos e espaços de aguda crise, norteiam hoje o pensamento dos cientistas políticos desanimados com empreendedores de sucesso (via apenas uma meritocracia sem empirismo) ou de políticos populistas viciados no velho jogo do toma lá dá cá.

Nesse ponto da entrevista, o empresário Igor Timo se soltou. “Os sábios chineses sempre diziam que é na dificuldade que se cresce. E nosso resultado é fruto disso. Viemos do Vale [do Jequitinhonha], considerado dentro dos padrões da nossa sociedade como uma área pauperizada do país, e hoje nos tornamos um dos maiores do estado em nosso segmento. A comprovação disso foi termos recebido, recentemente, um prêmio da Caixa Econômica federal por sermos os maiores contribuintes do FGTS em Minas Gerais. Isso demonstra que mesmo com todas as dificuldades postas, cenário de crise econômica, é possível sim, fazer a diferença. O que tem acontecido na nossa política, e que muitos dos nossos representantes, infelizmente, estão na contramão desse anseio. Isso acontece por que ao invés de seguirem a diretriz da política que se denomina como a ciência do bem comum, ou seja, ao invés de servirem estão procurando se servir dela. Isso não condiz com os anseios da população. Quem agora entrar para a política tem que ter em mente que sua função é servir, servir à sociedade, ao cidadão, ao próximo”, enfatizou.

 

Bandeiras políticas

 

Sobre sua atuação na política, em relação ao foco do trabalho a ser estabelecido num eventual mandato parlamentar, Igor não deixou de potencializar o papel do mundo empresarial para o desenvolvimento nacional. “Temos um segmento empresarial, que é o grande fomentador do país, passando pela iniciativa privada, a agricultura e a pecuária, o setor produtivo em geral, este que carrega a nação nas costas, necessitando de maior incentivo, para continuar o seu trabalho de geração de empregos, renda e desenvolvimento. O meio empresarial precisa cada vez mais de respaldo. No geral, posso afirmar que minha principal bandeira são os Vales. Sou daqui, estou sempre aqui, a TBI Segurança tem presença forte na região. O que precisamos é defender os nossos vales. Nossa bandeira é ajudar quem precisa. Desde há algum tempo, estamos nos reunindo com pessoas, com movimentos populares, seja em Belo Horizonte ou em outras partes do estado,  que lutam por moradia, por acesso a bens e serviços, às suas necessidades primordiais. Posso assegurar que vamos começar de maneira gradativa e tranquila, de maneira raciocinada e articulada, as melhores alternativas e proposições sobre os desafios que teremos à frente, para que a mudança que almejamos aconteça de maneira precisa e sólida”, realçou o empresário[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery type=”nivo” interval=”5″ images=”24847,24846,24845,24844,24843,24848,24849,24850″ img_size=”full”][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe :

Uma resposta