O objetivo foi capacitar tecnicamente os profissionais do SAMU para atuarem nas operações aéreas de resgate aeromédico nas regiões leste e também nordeste do Estado
DA REDAÇÃO – Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Governador Valadares fizeram um treinamento técnico para resgate aeromédico neste sábado (18). As instruções começaram com aulas teóricas no auditório da Policlínica Central e contaram com 28 profissionais – médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores, todos atentos às informações sobre como agir e acionar a aeronave multimissão que chegou à cidade há pouco mais de um mês para dar apoio às ações na área de abrangência da 5ª Base Regional de Aviação do Estado.
Da sala, a equipe seguiu para as aulas práticas no hangar da Polícia Militar, localizado no Aeroporto Coronel Altino Machado. Primeiro, os profissionais conheceram componentes de segurança do helicóptero Pégasus modelo B3, como coletes, capacetes, rapeladores e cordas, usados pela tripulação nas mais diversas ocorrências. Depois conheceram a aeronave e receberam instruções sobre deslocamento correto de aproximação, embarque e desembarque da equipe médica e vítimas, abertura de portas, ancoragens, locais de pouso, embarque de maca incubadora para recém-nascidos, entre outros.
O enfermeiro Erlon Fernandes elogiou a iniciativa. “Aproveitei cada instrução. Cada atendimento é único e quanto mais recursos tivermos e mais preparados para agir e agir rápido estivermos, mais êxito vamos ter”, enfatizou. O treinamento foi encerrado com uma simulação de resgate aeromédico e toda a técnica ensinada foi colocada em prática: desde a definição do material que seria levado na aeronave a medidas de segurança durante o voo e no embarque e desembarque.
Com tudo pronto, eles decolaram em direção à área da antiga Feira da Paz, no Centro da cidade, concluindo uma ação sincronizada que garantiu segurança e agilidade na chegada da vítima ao Hospital Municipal (HM).
Segundo o sargento Guilherme Alves, essa parceria chega para unir forças e otimizar um serviço que é de grande importância para a população. “Nosso dever é salvar vidas e num resgate, cada segundo é ouro. Fazendo o manejo correto da vítima dentro e fora da aeronave até a chegada ao socorro mais próximo pode fazer toda diferença”.
Para a coordenadora de Enfermagem do SAMU, Francinélia Borges de Souza, a população só tem a ganhar com o uso dessa nova ferramenta. ” A união de forças da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde e todos os servidores com o Comando Aéreo da polícia vai trazer diversos benefícios para a população. Vamos poder ajudar ainda mais no resgate e suporte de vida”, afirmou.