campanha
Restaurante Irmã Zoé

Escarlatina em Teófilo Otoni: Coordenador da Vigilância Sanitária Municipal fala sobre os 07 casos em educandários na cidade

A Prefeitura de Téofilo Otoni através da Secretaria Municipal de Saúde/Coordenação de Vigilância em Saúde, informa já estar acompanhando os 7 casos confirmados de escarlatina no município, além de já ter compartilhado com os médicos das unidades de saúde e hospitais as condutas epidemiológicas, estando à rede, portanto, em alerta para detecção e tratamento de possíveis novos casos.

“Todavia, compete esclarecer ao público de profissionais da educação e pais e responsáveis: A escarlatina é uma doença infecciosa aguda causada por uma bactéria (Estreptococo ß hemolítico do grupo A), podendo ocorrer em qualquer idade, sendo mais frequente em idade escolar, entre 5 e 18 (3-8) anos, sendo sua transmissão por contato e por gotículas”.

O diagnóstico é CLÍNICO podendo ser confirmado com exame laboratorial (identificação da infecção estreptocócica, através de cultura da orofaringe / garganta).

Deve ser reforçada a vigília nos ambientes escolares, evitando-se atividades que promovam o contato entre os estudantes, sendo a lavagem das mãos de alunos e profissionais da educação, estimulada através de palestras e cartazes dentro do ambiente escolar.

Após ações de higienização de brinquedos e superfícies comuns, os mesmos devem ser desinfetados, preferencialmente com álcool a 70%, sendo proibido o compartilhamento de utensílios de uso individual, como toalhas, garrafas, copos, mamadeiras, dentre outros.

“Ao perceberem sintomas os pais não devem realizar automedicação em casa, pois o tratamento exige cuidados com uso de antibióticos, sendo os mesmos prescritos pelos médicos, que farão a devida avaliação de cada caso.

Lembrem-se quando tratados logo no início, não há agravamento dos casos. A Escarlatina é uma doença normalmente sazonal, que aparece principalmente durante a primavera.

Adotando estes cuidados continuaremos sem casos graves na nossa cidade” – Ascom Secretaria Municipal de Saúde.

Compartilhe :