
O livro “Conhecendo o Dia a Dia do Preso no Presídio”, de Arlindo Soares dos Santos, pode ser adquirido na loja Filho do Trovão, na Avenida Francisco Sá, em frente à Escola Estadual Clotilde Onofre
TEÓFILO OTONI – A realidade vivida no presídio de Teófilo Otoni é o tema do livro
“Conhecendo o Dia a Dia do Preso no Presídio”, de Arlindo Soares dos Santos. A obra foi lançada este mês e reúne um minucioso apanhado da realidade do complexo prisional do município. Com uma narrativa direta, de quem conhece o interior do presídio, Arlindo aponta o cotidiano do apenado, a estrutura do sistema, o dia a dia do complexo, o estresse vivido na cadeia e de como é difícil a condição de um cidadão quando tem sua liberdade cerceada.
Para a concepção do livro, o autor obteve alguns patrocinadores que contribuíram com custeio da obra, entre eles, o vereador Lelé da Saúde, Tipo Cópias, Adailton Machado – despachante imobiliário, Geovanne Aleixo Eletrônicos e a Gráfica Expresso, além daqueles que colaboraram no anonimato, ajudaram sem expor o seu nome.
“Tive a oportunidade de freqüentar o Presídio Regional de Teófilo Otoni, na região de São Miguel do Pita a serviço, e a primeira vez que eu estive lá o que me chamou a atenção foi a estrutura, a arquitetura física do presídio, a parte externa, muito moderno. Diante daquela minha ida até lá, despertou interesse em saber como era o interior de um presídio, suas dependências, como eles são tratados, como é o relacionamento entre os presos, qual era sua alimentação e o que eles podem fazer. Nasceu uma série de perguntas, e a maioria das respostas só podiam vir lá de dentro. Por uma fatalidade no final do ano de 2011 eu tive a infelicidade de passar de visitante para interno, a condição de um apenado”, afirmou.
O autor ainda falou sobre o período em que passou no presídio.
“Quando eu estava lá dentro relembrei minhas curiosidades e comecei a respondê-las com ‘meus próprios olhos’, vivenciado aquilo. Então qual é a melhor forma de levar ao público o que acontece dentro do presídio? Escrever um livro. Tive o apoio dos colegas de cela, do pavilhão 3 que traziam informações que eu não sabia. Tudo o que eles falavam e que eu julgava interessante coloquei na obra, tentando me colocar como quem está lá fora, que imagina o que acontece dentro do presídio. Por meio do conteúdo do livro, o leitor terá uma oportunidade única, inédita de conhecer o dia a dia no presídio. Eu estive lá durante 11 meses e 20 dias, e através desse período estive enriquecendo o conteúdo deste material que o leitor terá a oportunidade de conhecer lendo o livro.
Por fim, Arlindo Soares revela que o conteúdo do livro não é para prejudicar os internos ou mesmo denunciar os funcionários.
“Amigo leitor, antes de ingressar na leitura deste livro não esqueça que o foco desta obra não é prejudicar ou denunciar os funcionários que atuam no presídio, e em hipótese alguma atingi-los moralmente. Sobretudo, o objetivo é respeitar a todos, fazendo ao máximo, que o conteúdo deste livro não ofenda, incrimine, desvalorize ou traga danos a sua vida processo-criminal”.
O livro “Conhecendo o Dia a Dia do Preso no Presídio”, de Arlindo Soares dos Santos, pode ser adquirido na loja Filho do Trovão, localizada à Rua Epaminondas Otoni (ao lado do Fort Supermercado), ou então, na loja Filho do Trovão, na Avenida Francisco Sá, em frente à Escola Estadual Clotilde Onofre. Mais informações podem ser obtidas, pelo telefone 8720- 4556 (Arlindo).
Biografia do autor:
Arlindo Soares dos Santos, evangélico, casado com Marilene Souza Soares há 15 anos, pai de três filhos (Tamires, Joel e Késia), nasceu em Chapada do Norte-MG, no dia 16 de setembro de 1978. Curso ensino médio, é formado o curso básico de Teologia, iniciou o Bacharel em Teologia pelo SEBEMG, tem vários cursos bíblicos de diversas denominações. Atuou como professor/monitor e secretário do curso básico em Teologia do IBADEP (Instituto Bíblico da Assembléia de Deus, do Estado do Paraná) por vários anos. Na área profissional tem certificado de pedreiro e mestre de obras pela Express Treinamentos Ortiz e Fink LTDA, tem certificado de vendedor, telemarketing e atendimento ao cliente. Entre 2006 e 2010 percorreu vários países da Europa trabalhando como lapidário de gemas preciosas. Dentre esses países destaca-se: Suíça, Alemanha, Itália, França, com residência em Basel-Suíça.