campanha
Restaurante Irmã Zoé

Especialista em Marketing Política capacita vereadores e funcionários da Câmara em mais uma ação do CAC

TEÓFILO OTONI – Criado pela atual gestão da Câmara Municipal, o Centro de Atendimento ao Cidadão da CMTO (CAC), vem realizando uma série de ações em prol da capacitação técnica e política dos vereadores e dos servidores legislativos municipais. Segundo o presidente da casa, Filipe Costa (PSD), grande entusiasta do projeto, o objetivo de munir com melhores e mais informações os integrantes do parlamento local vem sendo cumprindo. “É um projeto inovador, de autoria da mesa diretora desta casa. No dia a dia estamos recebendo elogios dos vereadores e servidores pela iniciativa. E, para além do reconhecimento, estamos vendo na prática que todos estão aprimorando seus conhecimentos em relação ao funcionamento do legislativo, garantindo um melhor atendimento para os cidadãos e prestação de serviços para a sociedade em geral”, disse. Na ocasião de uma palestra com o tema “Reforma Política: o que mudou para as eleições de 2020”, o DIÁRIO entrevistou o palestrante da vez, o Professor José Miranda Marques, especialista em Marketing Político. Na tarde desta quarta (12), a partir das 14h no plenário da Câmara, ele falou por mais de 2 horas para uma platéia composta por vereadores da atual legislatura teófilo-otonense, de cidades vizinhas como Frei Gaspar, Novo Cruzeiro, entre outras, jornalistas, pretensos candidatos às eleições do ano que vem e demais presentes. Confira a entrevista na íntegra nesta edição.

 

DIÁRIO – Qual o objetivo, em termos de passar conhecimento, da sua palestra na Câmara Municipal de Teófilo Otoni?

 

JOSE MIRANDA – Bom, nosso objetivo não é só falar para os vereadores de Teófilo Otoni, e sim para toda uma região que engloba os Vales do Mucuri e Jequitinhonha, visto que estamos na cidade polo. Temos que a iniciativa dessa palestra é trazer o conhecimento da reforma política, que foi aprovada no dia 06 de outubro de 2017, e que começou a valer  já em outubro de 2018, com os vereadores tendo uma clausula de barreira, a chamada cláusula de desempenho, que logo em seguida será testada em 2020. Temos, por exemplo,  os fim da coligações, além da mudança na forma de arrecadação. Podemos dizer que a reforma política está alicerçada em três pilares: Direito Eleitoral, prestação de contas e no marketing político. Então, é isso que veremos aqui. Vamos explicar qual o impacto que a reforma política vai ter para os vereadores, e também na candidatura a prefeito.

 

No que impacta a falta de conhecimento desta pauta para os vereadores que tentarão à reeleição?

 

Vai impactar bastante. Por exemplo, temos o fim das coligações. Em 2016 os candidatos disputaram a eleição numa coligação, e hoje não existe mais essa coligação. Automaticamente vai diminuir o numero de candidatos, vai diminuir o numero de partidos, o que impactará diretamente na formação da bancada de vereadores para 2020.

 

Pelo seu trabalho nas Câmaras, como está o conhecimento dos vereadores em relação a estas mudanças?

Realmente temos rodado muito o estado de Minas Gerais. De Norte a Sul, fazendo este trabalho, mostrando esse impacto da reforma política nas eleições do ano que vem. Tal fato [a desinformação] nos surpreende. Na verdade este trabalho que estamos fazendo deveria ser uma obrigação dos partidos políticos, que não estão fazendo nada. Por isso a falta de conhecimento sobre o tema é muito grande. Posso garantir que 90%  dos vereadores não tem essa conscientização sobre o impacto da reforma política nas eleições de 2020.

Compartilhe :