campanha
Restaurante Irmã Zoé

Ex-deputado federal Luiz Leal é homenageado pela Assembleia

 

O político de Teófilo Otoni foi velado no Salão Nobre da Assembleia, em Belo Horizonte

TEÓFILO OTONI – Faleceu, na manhã desta quinta-feira (26), o ex-deputado federal Luiz Gonzaga Soares Leal. Com seis filhos e seis netos, Luiz Leal morreu de infarto, aos 82 anos. O corpo foi velado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a partir das 9 horas desta sexta-feira (27). Depois seguiu para o Cemitério Parque Renascer, em Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), onde foi cremado.

Biografia

 

Nascido em 17 de agosto de 1936, em Teófilo Otoni (Vale do Mucuri), ele foi, além de político, advogado e professor. Filiado ao Movimento Democrático Nacional (MDB), iniciou sua carreira política como vereador (1966-1970), em sua terra natal, onde tornou-se prefeito (1973-1976).

Em 1979, elegeu-se deputado federal e permaneceu na Câmara dos Deputados por três legislaturas, até o ano de 1991, onde chegou a presidente da Comissão de Finanças. Foi também eleito para a Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição de 1988.

Em 1987, licenciou-se da Câmara para assumir o cargo de secretário da Educação de Minas Gerais, no governo de Newton Cardoso, passando em 1988 a secretário de Estado da Justiça, até 1989.

TV Assembleia

 

Neste sábado (28) e domingo (29), a TV Assembleia exibirá novamente o programa Memória e Poder, com a entrevista concedida pelo ex-deputado federal Luiz Leal. Os horários são às 20h, no sábado, e às 15h30, no domingo.

Compartilhe :