campanha
Restaurante Irmã Zoé

Ex-prefeita Maria José está sendo velada em Teófilo Otoni

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Sepultamento está marcado para às 16h30 de hoje (21), no Cemitério Municipal João Gabriel da Costa. Velório segue na Praça de Esportes. Prefeituras de Teófilo Otoni e de Pavão decretaram luto oficial de três dias. A primeira pelos serviços prestados enquanto prefeita, a segunda pelas ações desenvolvidas em prol do município como deputada estadual

 

TEÓFILO OTONI – A ex-prefeita e ex-deputada estadual Maria José Hauasein Freire, faleceu no final da noite desta segunda-feira (19), em Belo Horizonte. Ela havia sido internada em um hospital da capital mineira ainda no domingo (18), após fortes dores renais.

O governador Fernando Pimentel, o presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever, deputados, artistas, intelectuais, amigos e familiares deram, emocionados, o último adeus à primeira mulher a compor a mesa diretora da ALMG, ex-prefeita e ex-deputada Maria José Haueisen Freire
O prefeito Daniel Sucupira iniciou sua atuação política durante o primeiro ano do governo Maria José, mandato no qual se destacou no cargo de secretário municipal de Agropecuária, de onde saiu para ser eleito vereador entre os mais bem votados nas eleições de 2012 (foto do dia 19 de abril de 2017, durante prestação de contas na zona oeste, quando Maria José assim se referiu a Sucupira: “Daniel foi meu aluno e sempre foi muito estudioso. Tenho certeza que Teófilo Otoni só tem a ganhar dia a dia com o trabalho dele à frente da administração de nossa cidade”

Primeiramente, o corpo foi velado no salão nobre da ALMG sob forte comoção de companheiros da política, familiares e amigos, até por volta do meio dia desta terça-feira (20), de onde partiu para Teófilo Otoni. Já à noite, o velório seguiu na Praça de Esportes. O sepultamento está marcado para às 16h30 desta quarta-feira (21), no Cemitério Municipal João Gabriel da Costa, no Morro do Cemitério.

Homenagens e condolências

Durante todo o dia de ontem, várias autoridades e personalidades públicas e do Partido dos Trabalhadores prestaram suas últimas homenagens à Maria José. Entre os que consternaram sentimentos pelo falecimento da líder petista estiveram o ex-presidente Lula, o governador Fernando Pimentel, o Diretório Municipal do PT em São Bernardo do Campo, o presidente da ALMG, deputado Adalcléver Lopes, a presidente do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, reitoria da UFVJM, deputados Leonardo Monteiro, Nilmário Miranda, André Quintão, Jean Freire, Patrus Ananias, e tantos outros que compõe o Partido dos Trabalhadores no Estado e no país.

Legado

Nascida em 27 de novembro de 1930, Maria José foi, na política, deputada estadual por cinco mandatos consecutivos, de 1989 a 2004. De 2005 a 2012 exerceu o cargo de prefeita de Teófilo Otoni. É uma das fundadoras nacionais do Partido dos Trabalhadores, ao lado do ex-presidente Lula, com quem militou nas décadas de 1970 e 1980.

Diversas obras foram trazidas para Teófilo Otoni durante os seus dois mandatos como chefe do executivo. Dentre elas destaca-se a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), o Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG, antigo CEFET), o conjunto habitacional do Minha Casa, Minha Vida no Viriato, o Restaurante Popular (obras em parceria com o governo federal) a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), o Expominas e a Barragem da Copasa, Centro Viva Vida (em parceria com o governo estadual).

Vida

“Com muita tristeza recebi na manhã de hoje a notícia do falecimento de minha querida amiga Maria José Haueisen Freire, ex-prefeita da cidade de Teófilo Otoni, em Minas Gerais. Ao longo de uma trajetória aguerrida na vida política sempre com a atenção voltada para os mais pobres, tanto como prefeita quanto como deputada, Maria José deixa um legado na história do Vale do Mucuri, como a Universidade Federal dos Vales que, juntos, tivemos o privilégio de inaugurar, transformando a educação pública na região. O PT perde uma de suas maiores guerreiras que tanto fez pelo partido. Meus profundos sentimentos à família e a todos mineiros que tiveram a oportunidade de conviver com nossa querida Maria José”, Luís Inácio Lula da Silva

Foi professora por vários anos da rede estadual de ensino na cidade, onde se aposentou.

Maria José Haueisen era política e professora. Formou-se em estudos sociais (1977) e pedagogia (1981) na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Teófilo Otoni. Foi presidente da União dos Trabalhadores no Ensino (UTE) em Teófilo Otoni; fundadora do PT municipal e estadual; participante das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs); e presidente do PT em Teófilo Otoni.

Na ALMG, ela participou de cinco legislaturas, sendo eleita suplente na 11ª Legislatura (em exercício de 1989 a 1991) e eleita efetiva nas 12ª (1991-1995), 13ª (1995-1999), 14ª (1999-2003) e 15ª (2003 até 2004) Legislaturas. Em 2004, foi eleita prefeita de Teófilo Otoni e renunciou ao mandato de deputada estadual. Em 2008, foi reeleita prefeita.

Ainda no Legislativo mineiro, ela foi representante do PT na Comissão Pró-Impeachment de Newton Cardoso. Foi líder da Bancada do PT, Líder da Minoria, integrante das Comissões de Educação, de Direitos e Garantias Fundamentais e de Constituição e Justiça.

Foi presidente das Comissões de Defesa do Consumidor e de Direitos e Garantias Fundamentais, além de ser eleita para compor a Mesa da Assembleia, onde foi 2ª-secretária no biênio 1995/96. Foi também a primeira mulher a presidir a sessão de instalação de uma legislatura (2003). Em 2003/04, presidiu a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery type=”image_grid” images=”23081,23082,23083″ img_size=”full”][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe :