campanha
Restaurante Irmã Zoé

Ex-prefeito de Pedra Azul é preso por descumprimento de pena

Político foi condenado por desvio de dinheiro na campanha de 2000 

Um ex-prefeito do Vale do Jequitinhonha foi preso pela Polícia Civil nesta terça-feira (12) em Belo Horizonte. De acordo com delegado Ramon Sandoli, a Justiça expediu mandado de prisão contra Ricardo Mendes Pinto (DEM), após ele ter descumprido medidas restritivas de direito. O político, que esteve à frente da prefeitura de Pedra Azul por três mandatos, foi condenado por desvio de dinheiro durante campanha à reeleição em 2000. Ele nega as irregularidades que levaram à condenação e ao pedido de prisão.
Segundo Sandoli, nesta segunda-feira (11), a polícia recebeu informações que o ex-prefeito estaria na capital mineira. Ele foi encontrado na casa de parentes, no bairro Luxemburgo, na Região Centro-Sul da cidade.
Segundo a Justiça mineira, o mandado foi expedido no dia 18 de dezembro. O ex-prefeito diz que, nesta data, estava viajando. Ao saber da decisão, em vez de se entregar, ele seguiu para Belo Horizonte para consultar um criminalista, que recorreu da decisão.
De acordo com advogado do político, Felipe Machado, por causa da condenação por desvio de recurso, o cliente deve permanecer por cinco horas interruptas – das 17h às 22h –, na fazenda dele, aos sábados e domingos. “Em determinado dia em 2015, no mês de setembro, Ricardo compareceu a um evento e lá estavam presentes duas promotoras de Justiça”, contou o advogado.

Machado acredita que, por desconhecerem o teor da pena, as promotoras pediram que a polícia fosse à fazenda do ex-prefeito. Depois disso, de acordo com o advogado, o Ministério Público solicitou à Justiça uma audiência de justificação, e o magistrado pediu a prisão de Ricardo Mendes Pinto. O político disse que, na audiência, esclarecerá a situação.
Segundo o delegado Ramon Sandoli, o ex-prefeito não apresentou resistência ao ser preso. Ele foi encaminhado para o Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp), onde ficará detido por ora. Segundo a polícia, Ricardo Mendes Pinto será transferido para Pedra Azul nesta quarta-feira (13). (Com informações e foto do G1)

 

Compartilhe :
Receba as principais notícias em primeira mão. Cadastre-se.

Últimas Notícias

Condutores reclamam de buraco mal fechado pela Copasa na Avenida Getúlio Vargas Motoristas e moradores de Teófilo Otoni têm manifestado insatisfação com um buraco deixado pela Copasa na Avenida Getúlio Vargas, uma das principais vias da cidade. O problema está localizado nas imediações do Mercado Municipal, em uma área de asfalto recentemente renovado. De acordo com os condutores, o buraco, que surgiu após uma intervenção da companhia, não foi devidamente fechado, causando transtornos e lentidão no tráfego da região. “É uma via de grande movimento, e um problema como esse pode causar danos aos veículos e até acidentes”, comentou um motorista local. Outro morador realçou o perigo da situação, ao comentar que um motociclista caiu recentemente no local. A Avenida Getúlio Vargas é um importante corredor urbano de Teófilo Otoni, conectando diversas áreas da cidade e servindo como rota principal para o comércio e serviços. A situação agrava-se pelo fato de o local ter recebido melhorias recentes no pavimento, o que, segundo moradores, torna o problema ainda mais frustrante. Os motoristas pedem providências urgentes por parte da Copasa para que o reparo seja concluído adequadamente, restabelecendo a segurança e a qualidade do trânsito na região. Até o momento, não há informações sobre um prazo para a solução do problema.