campanha
Restaurante Irmã Zoé

Exclusivo: Teófilo Otoni entra na Onda Verde

Exclusivo: Teófilo Otoni entra na Onda Verde

Informação foi concedida em primeira mão ao Jornal Diário pelo superintendente regional de saúde

TEÓFILO OTONI – Após uma longa espera a cidade polo do Vale do Mucuri entra na onda verde do programa Minas Consciente. São 16 meses entre o início da pandemia no município, abril de 2020 (data do primeiro caso local) e o anúncio da retomada social e econômica de maneira consciente.

O projeto estadual separa as regiões mineiras por ondas de infestação de COVID-19, sendo a roxa a mais severa e a branca a mais leve.

A verde é a segunda mais branda do programa e várias atividades comerciais tem suas atividades entendidas, como os bares, que poderão ficar abertos até mais tarde – mais ainda dependem de decreto municipal. Shows também são liberados (com protocolos mais rígidos).

A melhora dos dados em T. Otoni representa uma queda da doença na região, visto que a cidade é responsável pelo atendimento de casos graves da macro.

Macro-Nordeste

A regional ainda está na onda amarela em índices gerais de acordo com a atualização do mapa do Minas Consciente divulgado nessa quarta-feira (18), porém a microrregião de T. Otoni evolui para a onda verde, segundo informado pelo superintendente da Gerência Regional de Saúde (GRS), Ivan Santana.

A micro de T.O. e as micros de Padre Paraíso, Águas Formosas, Malacacheta e Itambacuri atingiram índices favoráveis da pandemia e avançam para a onda verde (bem como suas cidades de cobertura.

Já a micro de Almenara-Jacinto regrediu para a onda vermelha, de acordo com informações de Santana.

A micro de Nanuque, que engloba Carlos Chagas e Serra dos Aimorés permanecem na amarela.

A nova realidade que comprova a queda da circulação do vírus em T. Otoni e região deverá ser publicada na próxima atualização do Minas Consciente, no meio dessa semana. Mas já entra em vigor neste sábado, segundo Ivan.

A efetivação depende agora de decretos municipais que seguem o plano para sua efetivação, visto que mesmo seguindo o programa estadual cada Prefeitura tem autonomia de gestão da pandemia do novo coronavírus.

#ondaverde #teofilootoni #nordestedeminas #covid19brasil #poscovid #jornaldiarioteo

Compartilhe :