campanha
Restaurante Irmã Zoé

Fábrica de bloquetes da Prefeitura em parceria com a Penitenciária ultrapassa 40 mil peças produzidas

 

O sucesso é tanto que a fábrica será ampliada, com a triplicação do número de detentos envolvidos na confecção dos bloquetes e a chegada de novo maquinário para dobrar a capacidade de produção. As peças serão utilizadas no calçamento de dezenas ruas a cidade

 

TEÓFILO OTONI – A força de trabalho de 12 sentenciados da Penitenciária de Teófilo Otoni irá ajudar na melhoria da infraestrutura urbana e rural do município. Eles produzem desde o início do mês de junho, com apenas uma máquina, cerca de mil bloquetes por dia, que serão utilizados no calçamento de várias vias públicas da cidade.

Em breve entrará em operação uma segunda máquina na fábrica, a qual será destinada para a produção de blocos de alvenaria usados na construção civil, que também atenderá o município. Com o incremento da produção, será necessário ampliar o número de presos que estão trabalhando para 35.

Atualmente, mais de 40 mil bloquetes já foram produzidos e estão no pátio da fábrica, localizada em um espaço da Penitenciária, aguardando o momento de serem usadas no calçamento de ruas da cidade.

 

Trabalho que ressocializa

 

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jonas Boaventura, explica que as atividades da fábrica ocorrem por meio de uma parceira feita pela Prefeitura, proprietária da máquina de bloquetes. Ele enfatizou ainda a importância da ação do poder público, que além de garantir o calçamento de ruas para melhores condições de vida dos cidadãos, possibilita a ressocialização dos apenados. “A cooperação com associações e entidades são fundamentais no processo de ressocialização. Traz benefícios para a sociedade, para o sistema prisional e para os indivíduos privados de liberdade.” Os presos que trabalham na fábrica de bloquetes, têm o direito a remição de pena. Para cada três dias trabalhados um a menos na pena.

Compartilhe :