Pelo menos duas famílias da comunidade de São Julião, localidade rural distante da sede urbana do município, Teófilo Otoni (cerca de 60 KM da cidade), dizem sofrer desde 2012 com uma energia de baixíssima voltagem.
O morador local Itamar, indignado com a situação, gravou um vídeo mostrando os problemas. Segundo ele os habitantes locais não podem adquirir aparelhos eletroeletrônicos modernos, ou que puxem muita energia, pois a rede não suporta.
“Para vocês terem ideia um celular demora mais de 5h pra carregar, sendo que na rua é questão de duas horas no máximo”, disse ele.
Uma idosa que mora em uma das casas, aceitou gravar, desde que não pudesse ser claramente identificada na imagem e na voz (um pedido dela para fazer sua reclamação). A mesma disse que não dá sequer para ligar um ventilador (rotacional em velocidade muito baixa).
A água dos chuveiros não esquenta, e até a luz das lâmpadas é muito fraca.
Ainda na denúncia eles disseram que já procuraram os poderes políticos e a Cemig, e todos dizem que irão resolver a situação, mas nada é solucionado: “uma novela da vida real”, finaliza Itamar, que clama da sociedade teófilo-otonense uma ajuda para o problema de mais de 10 anos vivido por esta pequena parcela da população local.