campanha
Restaurante Irmã Zoé

Faustão terá preferência na fila de espera por transplante de coração; entenda

O ícone da televisão Fausto Silva, o Faustão, que está internado na UTI desde do início de agosto, ainda aguarda um transplante de coração. O quadro do apresentador vem se agravando e, por critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o jornalista terá prioridade na fila de espera.

Internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Faustão, que sofre de insuficiência cardíaca, está sendo submetido a diálise e tomando medicamentos para ajudar no bombeamento do coração.

“Por exemplo, o Faustão está hoje na UTI. Ele está tomando medicamentos na veia para fazer o coração bater mais forte. Só que isso é momentâneo. Isso não é eterno. Então como ele está com uma gravidade maior, ele ‘fura a fila’, mas tem que estar na UTI e ser justificado”, disse João Vicente da Silveira, médico e especialista em cardiologia.

Fila única

No caso do Faustão, em específico, a preferência na fila de transplante se dá principalmente pelos medicamentos que o apresentador vem usando.

“Quando o paciente está internado necessita de medicação inotrópica para ajudar na contração do coração ou algum dispositivo de assistência circulatória, ele passa na frente de pacientes que estão em casa. Ele recebe uma priorização”, disse Silvia Ayub Ferreira, coordenadora do Programa de Transplante Cardíaco do Sírio-Libanês. (Fonte Jornalista Vitor Guerra)

Compartilhe :