O município teve a situação de emergência por causa da febre amarela reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional. A medida foi publicada pelo Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (20)
TEÓFILO OTONI – O município de Teófilo Otoni decretou situação de emergência nesta segunda-feira (20), devido ao elevado número de casos de febre amarela, e poderá solicitar apoio emergencial do governo federal para conter a situação. A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, reconheceu o estado de emergência dos municípios por doenças infecciosas virais e publicou a determinação no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira.
O último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgado na sexta-feira, mostra que foram notificados 1.012 casos de febre amarela, sendo que desses 57 foram descartados e outros 220 são casos confirmados, com 174 óbitos suspeitos, sendo 78 confirmados para a enfermidade. São 84 municípios com casos suspeitos, 42 confirmados. Foram distribuídas 5.735.400 doses de vacina, sendo aplicadas 3.102.757 até sexta-feira, 1.472.538 nos municípios com surto.
Recursos
De acordo com o Ministério da Integração Nacional, com o reconhecimento, o município de Teófilo Otoni pode pedir, por exemplo, o envio de recursos federais para combater a doença, mas para isso, é necessário que um plano de ação seja apresentado. Ao todo, em Minas Gerais, cerca de 710 casos de suspeitas de febre amarela foram notificados, dentre estes, 82 casos foram comprovados e 44 mortes foram registradas. Outras 72 casos estão sendo avaliados para saber se a doença tem relação com as mortes. No último dia 17 deste mês, a SES havia confirmado 78 mortes por febre amarela no Estado.