campanha
Restaurante Irmã Zoé

Febre Amarela: Governo reconhece estado de emergência em Teófilo Otoni

O município teve a situação de emergência por causa da febre amarela reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional. A medida foi publicada pelo Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (20)

TEÓFILO OTONI – O município de Teófilo Otoni decretou situação de emergência nesta segunda-feira (20), devido ao elevado número de casos de febre amarela, e poderá solicitar apoio emergencial do governo federal para conter a situação. A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, reconheceu o estado de emergência dos municípios por doenças infecciosas virais e publicou a determinação no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira.

O último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgado na sexta-feira, mostra  que foram notificados 1.012 casos de febre amarela, sendo que desses 57 foram descartados e outros 220 são casos confirmados, com 174 óbitos suspeitos, sendo 78 confirmados para a enfermidade. São 84 municípios com casos suspeitos, 42 confirmados. Foram distribuídas 5.735.400 doses de vacina, sendo aplicadas 3.102.757 até sexta-feira, 1.472.538 nos municípios com surto.

Recursos

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, com o reconhecimento, o município de Teófilo Otoni pode pedir, por exemplo, o envio de recursos federais para combater a doença, mas para isso, é necessário que um plano de ação seja apresentado. Ao todo, em Minas Gerais, cerca de 710 casos de suspeitas de febre amarela foram notificados, dentre estes, 82 casos foram comprovados e 44 mortes foram registradas. Outras 72 casos estão sendo avaliados para saber se a doença tem relação com as mortes. No último dia 17 deste mês, a SES havia confirmado 78 mortes por febre amarela no Estado.

 

Compartilhe :
Receba as principais notícias em primeira mão. Cadastre-se.

Últimas Notícias

Condutores reclamam de buraco mal fechado pela Copasa na Avenida Getúlio Vargas Motoristas e moradores de Teófilo Otoni têm manifestado insatisfação com um buraco deixado pela Copasa na Avenida Getúlio Vargas, uma das principais vias da cidade. O problema está localizado nas imediações do Mercado Municipal, em uma área de asfalto recentemente renovado. De acordo com os condutores, o buraco, que surgiu após uma intervenção da companhia, não foi devidamente fechado, causando transtornos e lentidão no tráfego da região. “É uma via de grande movimento, e um problema como esse pode causar danos aos veículos e até acidentes”, comentou um motorista local. Outro morador realçou o perigo da situação, ao comentar que um motociclista caiu recentemente no local. A Avenida Getúlio Vargas é um importante corredor urbano de Teófilo Otoni, conectando diversas áreas da cidade e servindo como rota principal para o comércio e serviços. A situação agrava-se pelo fato de o local ter recebido melhorias recentes no pavimento, o que, segundo moradores, torna o problema ainda mais frustrante. Os motoristas pedem providências urgentes por parte da Copasa para que o reparo seja concluído adequadamente, restabelecendo a segurança e a qualidade do trânsito na região. Até o momento, não há informações sobre um prazo para a solução do problema.