Não precisou andar muito. Em 30 minutos de carro pela cidade de Araçuaí, flagramos vários fios soltos de postes da rede pública. Uns amarrados no corpo de concreto do poste, outros soltos pelas calçadas na altura dos pedestres e até mesmo jogados no chão.
Independente da situação e manutenção, não há como ignorar que a afiação solta pode representar riscos significativos para a população. Eles podem causar acidentes graves, como eletrocussões, com algumas noticiadas pelo Brasil com vítimas fatais.
Em Minas Gerais, a responsabilidade pelos fios soltos em postes públicos depende da natureza dos cabos e da entidade responsável por sua manutenção:
-CEMIG: responsável pela manutenção dos fios elétricos que pertencem à rede de energia.
-ANEEL: regula a CEMIG e outras concessionárias de energia elétrica, garantindo que cumpram as normas de segurança e manutenção.
-ANATEL: regula os serviços de telecomunicações, incluindo a instalação e manutenção de fios de telefonia e internet.
-Prefeitura Municipal: Em muitos casos, a prefeitura local pode ser envolvida na resolução de problemas relacionados a fios soltos, especialmente quando a situação afeta a segurança pública. As prefeituras podem atuar como intermediárias, solicitando às empresas responsáveis os reparos necessários.
O Diário de Araçuaí não conseguiu contato com entidades locais, como a representação da CEMIG em Araçuaí indicada no Google (33-991123742) e o escritório da Anatel em Minas Gerais (31-21016100).
Na Prefeitura Municipal de Araçuaí, o Diário de Araçuaí conseguiu contato apenas pelo atendimento telefônico geral, onde fomos informados que a secretaria responsável seria a de Obras. Tanto pelo telefone geral da prefeitura, quanto pelo número (33) 3731-8549, não conseguimos contato na Secretaria Municipal de Obras.