TEÓFILO OTONI – Na noite da última terça-feira (13) foi realizada a cerimônia de abertura oficial da 29ª edição da FIPP – Feira Internacional de Pedras Preciosas, realizada anualmente em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. O evento é realizado pela Gems Exporters Association (GEA) em parceria com a Accompedras, e reúne expositores de várias partes do país, em uma mostra que inclui a exposição e comercialização de pedras preciosas brutas e lapidadas. Participaram da cerimônia de abertura os presidentes da GEA e Associação Comercial, Leonardo Souto e Ricardo Bastos Peres, o prefeito Daniel Sucupira, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jonas Boaventura, representantes da FIEMG e demais autoridades.
Na abertura o presidente da GEA afirmou que o evento leva o nome do município internacionalmente, e destacou que a FIPP é um importante polo de negócios gerador de emprego e renda para o município.
“A semente que plantamos já estamos colhendo os frutos. A expectativa é muito grande, inclusive, aumentamos a quantidade de expositores, além percebermos um aumento perceptível de visitantes, compradores. Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais o evento, para nós comerciantes de pedras, para todo o setor, do garimpo até a joia. Quanto mais valor for agregado e ficar na nossa cidade melhor. Na última edição recebemos visitantes de 22 países, e para esta edição esperamos ampliar esse número de visitantes, compradores na FIPP”, salientou Leonardo.
Ainda segundo o presidente da GEA, o objetivo da FIPP é promover o comércio de pedras preciosas no seu principal centro brasileiro de beneficiamento e comercialização, que é Teófilo Otoni, gerando o turismo e fomentando a cadeia produtiva da região.
“Nesta edição fizemos uma parceria com o IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos) para trazer um palestrante de nível internacional, onde serão apresentadas técnicas comerciais, incluindo fotografia até o layout, para ampliar o leque de conhecimento dos comerciantes, para que possam agregar seu negócio e o internacionalizar. Cada vez que você tenta ampliar e melhorar um evento desse porte são novos desafios”, informou.
Por sua vez, o prefeito Daniel Sucupira destacou a representatividade da Feira Internacional de Pedras Preciosas para o município.
“É um evento importante para Teófilo Otoni. Estamos na 29ª edição da Feira Internacional de Pedras Preciosas recebendo aqui diversos turistas que visitam nossa cidade, comerciantes, representantes de instituições, entre eles, a FIEMG que tivemos a grata satisfação de receber mais um ano aqui conosco. O presidente da GEA, o Léo, e toda sua equipe estão empenhados em promover esse evento. Com certeza a cidade ganha por conta do investimento, por conta do evento, e, em especial nós temos aqui um povo que sabe acolher as pessoas que é o povo de Teófilo Otoni. Quero aproveitar para registrar que este evento está sendo realizado no Expominas, que agora é um patrimônio da Prefeitura Municipal, um patrimônio do povo de Teófilo Otoni. O objetivo deste espaço é esse mesmo, acolher o comércio, o desenvolvimento, a indústria, e realizar eventos como esta feira que tende a gerar trabalho, emprego e renda e promover a economia da nossa cidade”, finalizou Sucupira.
FIPP 2019
A Feira Internacional de Pedras Preciosas (FIPP) acontece entre os dias 13 e 17 de agosto, no Expominas, e conta com stands VIPs e stands coletivos, além de praça de alimentação e espaço de convivência. A Feira reúne expositores de todas as qualidades de gemas produzidas no país, tanto brutas como lapidadas, e também espécimes de coleção, além de artesanato e bijuterias em pedras. São belos exemplares de berilos, crisoberilo, turmalina, quartzos, espodumênio, opala, calcita, dentre outras, além de espécies para colecionadores, joias, artesanato mineral e equipamentos. (Fotos crédito: Agência MBG)