Em maio de 1952, quando o Ferroviário Esporte Clube comemorava seu quarto aniversário, foi realizada uma grande festa para o diretor da Estrada de Ferro Bahia e Minas, Dr. Wenefredo Barcelar Portela, que contou com muitas autoridades. Foi realizado um jogo amistoso entre o Ferroviário contra o Bahia e Minas futebol Clube de Ladainha, no campo da Baixinha. Não temos o resultado. À noite houve um baile na sede do clube (Barro Branco). Relacionamos algumas autoridades presentes: Germano Augusto de Souza (prefeito), Olegário Rodrigues (prefeito Ladainha), Antônio de Sales Guimarães (presidente do clube), Dr. Petrônio Mendes de Souza (vice-prefeito), Clovis Vieira da Fonseca (padre), Dr. Orlando Fadini (promotor da justiça), Otavio Pinto (comandante da polícia) e Dr. Antônio Caldeira Vitral (presidente da câmara de BH). O orador da festa foi João de Morais Cidade.
Durante as homenagens a Dr. Portela, foram citados alguns dos seus atos administrativos à frente da ferrovia. Construção da usina hidrelétrica de Ladainha, a construção das casas, que receberam o nome de turmas, a Variante de Helvécia e construção do Hospital Ferroviário. Não conseguimos todos os títulos do Ferroviário. Certeza apenas o de 1958. Lembramos de muitos craques do time: goleiros fulô e João Bobo, Diaulas, Antônio Campos, Pedro Heleno, Orlando, Luiz Borracha, Selém Kumaira, Prego, Tante, Zé Marques, Dário Carneiro, Aurim, Batista e vários outros.
Concórdia quer homenagear seus campeões
O novo presidente da Liga de Desportos de Teófilo Otoni, Dr. João Domingos, reabriu as portas da entidade com uma competição entre veteranos, e no início prestou algumas homenagens a desportistas da cidade: Adilson Coruja e Chico Pão (fundadores do Concórdia), Selém Kumaira (campeão no Concórdia em 1961), Toninho Telles (fundador do Ilusão), Fábio Pedroso (atleta e empresário), Clodoaldo Rodrigues (árbitro), Rogério Araújo (funcionário da prefeitura), Humberto Barbosa (colunista esportivo). Agora o presidente do Concórdia quer seguir esse caminho, na festa de aniversário do clube, no dia 07 de setembro, homenagear os jovens campeões no sub-16 do ano de 2000, evento promovido pela CBF.
São 20 atletas: Bruno Ferreira de Freitas, Daniel Rodrigues, Edion Wilson de Jesus, Gilson Krull de Oliveira, Jésus Wolff Hirle, Kerton Gualberto de Souza, Kleber Dantas Moura, Leonardo Guedes Pechir, Marcelo de Oliveira Leal, Neander Ferreira Rodrigues, Paulo Rogério Martin, Rafael Asciollhi Fernandes, Samuel da Costa Salim, Stanley Charles Rodrigues, Tayrone de A. do Espirito Santo, Thiago Machado Chaves, Wander Gleisson da S. Magalhães, Leonardo Schuffner e Rafael Gusmão Svizziero. No ano 2000, Márcio Romeu de Almeida Ottoni (presidente), Amir Nunes Carvalho (supervisor), Laércio Heitor Reis (técnico) , Carlos Francisco de Moura e Souza (auxiliar), Lineu Couto Cardoso (diretor), Juarez Alves Muniz (preparador) Sebastião Eliseu da Silva (médico) e Breno Gonçalves dos Passos (roupeiro).