TEÓFILO OTONI – O Grupo Hidro-Idade comemorou o Dia Mundial da Saúde de uma forma diferente e descontraída, introduzindo ainda a inclusão social juntamente com a APAE em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o qual é comemorado no dia 02 de abril. Na manhã desta terça-feira, o grupo esteve presente na Praça Tiradentes com o objetivo de conscientizarem as pessoas a importância da saúde nas suas vidas e no dia-a-dia, além de descobrirem formas de se cuidarem. A coordenadora Cida Johnson passou dicas de saúde para se obter um envelhecimento saudável.
“Saúde é estar bem fisicamente, mentalmente e socialmente”, disse.
Cida Johnson também afirmou que o idoso tem que ter sua vez, ser respeitados e vistos pela sociedade como bem preciosos. Segundo ela, ainda existe o preconceito que se instala em alguns ambientes contra “aquele que nada produz de bens de consumo”, esquecendo dos valores mais importantes da vida humana.
“O valor do ser humano e sua vida e história têm uma importância enorme na construção do mundo de hoje. Temos a necessidade urgente de voltar a ouvir suas experiências e suas histórias incríveis de vida, de vitórias e derrotas e superação dos problemas. Eles têm muito para contar, para ensinar”, ressaltou.
A coordenadora do Hidro-Idade também informou que ficou ausente por três meses, mas as ações deram continuidade.
“No último dia 31 de março foi uma alegria imensa de estar retornando ao grupo, recebida com muita animação. Alguns idosos relataram que no grupo aprendeu a viver mais, ter amigos, serem respeitados e que hoje a própria família os vêem de forma diferente, assim recebendo mais carinho e atenção”, concluiu.