campanha
Restaurante Irmã Zoé

Hackers derrubam perfil da Imigrantes no Insta e exigem dinheiro para devolver conta

Criminosos da internet enviam links no direct com mensagens supostamente confiáveis, roubam senha e dados das vítimas para depois vender às mesmas o perfil furtado

TEÓFILO OTONI – O perfil do Grupo Imigrantes foi hackeado na última semana. A página tinha quase 7 mil seguidores quando foi derrubada.

Segundo o produtor cultural da Imigrantes, Marcos (o popular Marquinhos), uma mensagem foi enviada via direct supostamente do próprio Instagram, afirmando que a página havia violado as regras da rede social (arraste para o lado na imagem e veja a mensagem fake).

“Como da para ver é impressionante por que o layout é igual ao do Instagram. Aí não tem jeito a pessoa clica achando que é o insta”, explicou Marcos sobre o golpe sofrido.

O mesmo aconteceu com o perfil do tradicional jornal da cidade de Caratinga. Com mais de 25 anos de história no jornalismo impresso em Minas e na região, e cerca de 15 anos nas mídias digitais, o @diariodecaratingaoficial teve um perfil de quase 30 mil seguidores hackeado.

O modus operandi do criminoso foi o mesmo. O hacker manda uma mensagem supostamente “confiável” para induzir a vítima a clicar no link fraudulento (que rouba as senhas e o perfil do destinatário).

Depois o invasor exige de U$ 200 a U$ 250 dólares para devolver o perfil.

Dicas de segurança

Especialista em tráfego pago, @larissamouramg, de SP, afirma que nunca se deve clicar em mensagens com links de aviso no direct, mesmo com aparência de oficiais. O ideal é sempre aguardar outras formas de comunicação (as empresas também enviam e-mails de notificação, onde o contato entre as partes pode continuar).

“Na hora você fica desnorteado por que eles mandam uma mensagem que você acha que é o proprio Instagram”. É justamente esse nervosismo (devido a surpresa) que não pode acontecer, como descrito pelo produtor Marcos, da @tvimigrantes. O ideal é ter calma e seguir as instruções.

Nos 02 casos o jurídico das empresas foram acionados, mas sem sucesso ainda. A boa notícia é que em pouco tempo de fraudados estão conseguindo recuperar os seguidores.

#dicasdesegurançainstagram #jornaldiarioteo

Compartilhe :