campanha
Restaurante Irmã Zoé

Hidro – Idade e Associação Amigos da Terceira Idade participam de atividades conjuntas

TEÓFILO OTONI – Durante o mês de setembro, o grupo Hidro-Idade vem se destacando em várias ações juntamente com a AATI (Associação amigos da Terceira Idade). A coordenadora Cida Johnson destacou grandes eventos, como a participação no 07 de setembro; o mês de Setembro Amarelo, onde foi proporcionada uma palestra sobre o suicídio na terceira idade. Ocasião esta em que os idosos participaram com perguntas e tirando dúvidas através da psicóloga Karine.

Para Cida Johnson,  foi um momento muito importante para eles, ofertar algo que vem se  destacando no quadro de depressão chegando ao suicídio. “Percebemos que é uma ação que deve ser destacada sempre dentro dos grupos, pois hoje existe essa impressão que o idoso não se mata porque está no fim da vida. Ele passou pela adolescência, estabeleceu uma família, já enfrentou o pior da vida. Não é bem assim. Na terceira idade, especialmente quando há doença degenerativa, com perda de capacidade funcional e dor crônica, e quando há perda de laços referenciais e de uma série de suportes, o idoso fica muito vulnerável”, destacou ela.

 

Muitas atividades conjuntas

 

O grupo Hidro-Idade e AATI participaram ainda de outras ações, como o passeio em Valão no Espaço de João Bombinha no último dia 18 deste mês, com a participação dos idosos do PSF Vila Ramos, CRAS, SESC e Grupo de idosos de Pote. Várias brincadeiras foram ofertadas, como gincana, dança, integração, bingo, almoço e o encerramento com música ao vivo, com Flavio e Eliane.

A coordenadora Cida Johnson disse que fica feliz em ver o resgate das atividades com os idosos, comentou das dificuldades e preconceitos, e barreiras encontradas por eles, sabendo que se trata de um público que vem crescendo, e a sociedade despreparada para recebê-los. De acordo com Cida, para contribuir devemos fazer eventos como esses, para fortalecer os direitos por eles adquiridos. “O desafio de viver com dignidade, uma vida socialmente ativa durante todo o percurso do envelhecimento, é uma realidade que envolve a todos nós.As pessoas idosas são intermediárias entre o passado, o presente e o futuro. Sua sabedoria e experiência constituem verdadeiro vínculo vital para o desenvolvimento da sociedade”, realçou a coordenadora do grupo.

Johnson finalizou dizendo que é um privilegio estar do lado deles e poder contribuir. Ela disse que sente que sua vida mudou muito, e para o melhor. Ao final, deixou um convite para que todos os idosos participem das atividades ofertadas tanto pela AATI (segundas-feiras na Casa dos Movimentos populares as 14h30), e o Hidro-Idade (com novo endereço), funcionamento todas as terças e quintas-feiras no Sindicato dos Trabalhadores Rurais das 8h as 9hs, no Morro do Cemitério.

Compartilhe :