
TEÓFILO OTONI – Com objetivo de sensibilizar a população quanto à importância da prevenção da doença renal, o Hospital Philadélfia, em parceria com a Câmara Municipal realizou nesta quarta-feira (15) a Campanha Previna-se 2017, no prédio da Casa Legislativa, na Praça Tiradentes. A ação acontece todos os anos na cidade durante o mês de março, quando é celebrado o Dia Mundial do Rim. A campanha reuniu dezenas de pessoas, e contou com diversas ações de conscientização e prevenção da doença renal, com uma ampla divulgação de informações, além da realização de serviços como Aferição da Pressão Arterial e exames de Glicose e Creatinina, procedimentos que detectam a ocorrência de hipertensão e diabetes – principais fatores de risco das doenças que acometem o funcionamento dos rins.
De acordo com a equipe multidisciplinar do Hospital Philadélfia que promoveu a série de atendimentos na tarde de ontem na Câmara, as três principais causas da Doença Renal Crônica (DRC) são o diabetes, a hipertensão arterial e a glomerulonefrites. O rápido crescimento da DRC no país aponta para a necessidade de campanhas preventivas, afinal, cerca de um em cada 10 adultos é portador de doença

renal crônica. A doença é silenciosa, e a maioria destas pessoas não sabe que tem DRC porque ela não costuma ocasionar sintomas, a não ser em fases muito avançadas. De acordo com especialistas, o diagnóstico precoce e o tratamento da doença renal nas suas fases iniciais podem ajudar a prevenir que a doença progrida para fases mais avançadas (inclusive com a necessidade de tratamento com hemodiálise ou transplante de rim). Como a doença renal muitas vezes está associada com diabetes, pressão alta e doenças do coração, o tratamento também contribui para evitar outras complicações como infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e derrames.

Prevenção
Devido à perda das funções de filtragem do sangue, a doença renal também pode desenvolver infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e entre outras doenças. Por este motivo estimular desde a infância a importância dos hábitos saudáveis reduz o risco do aparecimento desta disfunção.
A Sociedade Brasileira de Nefrologia também orienta que as pessoas sigam “8 regras de ouro” para a prevenir a DRC. Manter-se em forma e praticar regularmente

atividades físicas, controlar o nível de açúcar no sangue (glicemia) para evitar o diabetes, monitorar a pressão arterial, alimentar-se de forma saudável evitando o consumo excessivo de sal, consumir água, não fumar, não ingerir remédios sem prescrição e ir regularmente ao médico nefrologista para consultar a situação dos rins.
(Fotos crédito: Boy Fotógrafo/ Paraíba)