campanha
Restaurante Irmã Zoé

Hospital Santa Rosália transfere pacientes às pressas devido a falta de energia elétrica

Hospitais e unidades de saúde da cidade receberam os pacientes que inspiravam mais cuidados e o banco de sangue do hemocentro

TEÓFILO OTONI – O Hospital Santa Rosália passou por mais uma crise, desta vez por queda na energia elétrica dentro do maior hospital do nordeste mineiro, o único com procedimentos de alta complexidade em toda região. A primeira falha ocorreu ainda na tarde desse domingo (21). Equipes da Cemig foram até o local e iniciaram os procedimentos para o restabelecimento da energia, mas sem sucesso.

Durante à noite, vídeos com o barulho de sirenes e a movimentação de unidades de resgate foram viralizados nas redes sociais por internautas que flagraram o corre-corre na noite de domingo nas imediações do HSR

O gerador da unidade chegou a ser acionado e funcionou por algumas horas, mas também apresentou problemas e não pode dar a resposta continua após a interrupção da energia elétrica. O agente de relacionamento da estatal, Wander Lister, disse que além do problema no gerador, houve um problema no transformador do hospital que recebe a energia que vem da rua.

Ele garantiu que todos os procedimentos foram feitos por parte da Cemig, porém, não conseguiram retornar o fornecimento da luz para o prédio, devido a um problema técnico interno.

Diante da gravidade da situação, pacientes em estado mais grave foram transferidos emergencialmente para hospitais da cidade. O samu e outras ambulâncias auxiliaram no transporte. Todo o hospital ficou sem luz. Parentes, amigos e acompanhantes acompanharam angustiados na porta do Santa Rosália.

Profissionais da saúde de várias unidades foram chamados para auxiliar nos trabalhos, tanto no interior do hospital quanto nas transferências de pacientes. Segundo relatos, em alguns setores os colaboradores trabalharam a luz de velas.

Por volta das 22h30min do domingo a situação começou a normalizar mesmo sem ainda ter retornado a energia elétrica. Segundo o hospital, neste momento, os pacientes que inspiravam cuidados já haviam sido transferidos .

A unidade de saúde disse que vai providenciar um outro transformador para que a energia que chega da rua possa abastecer normalmente o hospital. Não foi informado em quanto tempo isso vai acontecer .

Na manhã desta segunda (22), com a volta da energia reestabelecida, o estoque do banque de sangue foi reenviado ao Santa Rosália, após passar a noite acondicionado no Hospital Philadélfia.

De acordo com uma fonte médica do hospital ouvida pela reportagem, não fosse a rápida mobilização dos funcionários, amparados por outros trabalhadores e unidades de saúde da cidade, uma tragédia poderia ter ocorrido: o falecimento ou o ocasionamento de sequelas em vários pacientes em situação grave de saúde e cuidados médicos.

Felizmente, nenhum caso grave em decorrência da falta de luz foi noticiado até o final da tarde desta segunda.

(Fonte e foto: Elvis Passos)

Compartilhe :