campanha
Restaurante Irmã Zoé

IFNMG participa de ação solidária em instituições para idosos

Solidário01TEÓFILO OTONI – Alunos e servidores do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) campus Teófilo Otoni promoveram uma ação solidária junto aos residentes de duas Instituições de Longa Permanência para Idosos da cidade. Na primeira atividade as alunas do Curso de Cuidador de Idoso (FIC), acompanhadas das professoras Luara Neves e Maíra Rezende, visitaram os residentes do Lar Alziro Zarur, fundado em 1963 e mantido pela Legião da Boa Vontade (LBV). Na oportunidade, foram feitas ações de acolhimento e auto-apresentações, as quais tiveram como objetivo estabelecer relações interpessoais, apoio psicológico e escuta terapêutica. Ainda foram distribuídos kits de higiene pessoal, perfumes e bijuterias, a fim de estimular o auto-cuidado e a autoestima dos idosos e das idosas.

“A visita nos sensibiliza para a condição do envelhecimento e da velhice em nossa sociedade e a importância de cultivar e valorizar cada dia mais nossa saúde, nossa família, nossas relações com o outro e com a natureza”, afirmou Gracietta Scapelatto, aluna do Curso Cuidador de Idoso.

Dando continuidade na ação solidária foi realizada uma Tarde de Convivência no Recanto Frei Dimas, entre servidores, alunos, residentes e funcionários. A ação contou com exibição de serestas e moda de viola, café coletivo e distribuição de presentes angariados pelos alunos do 1º ano do Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio junto aos discentes dos demais cursos, servidores e familiares, por meio de um sistema de “apadrinhamento”. Ainda foram captados para doação materiais de higiene pessoal e fraldas descartáveis. Além da entrega de presentes, a finalidade do evento baseou-se na experiência de empatia e solidariedade, na aproximação afetuosa e terna entre os envolvidos, na busca pela construção de vínculos que sejam continuados.

A aluna Tayná Gazel ressaltou a importância da presença do IFNMG nos espaços sociais.

“A escola não é só para formar um profissional, um técnico. Ela também precisa discutir e promover a formação do estudante em sua condição humana e social. A escola não pode ser uma ilha”, destacou.

Por sua vez, a aluna Anna Luiza torce para que esta não seja uma ação isolada.

“Não podemos permitir que nossa mobilização termine aqui. Que ela seja apenas o começo de muitos projetos a serem propostos, de maneira contínua, não apenas neste, mas em vários outros espaços da cidade”, finalizou.

Ao final da ação solidária, os alunos e servidores presentes às ações agradeceram a acolhida e receptividade dos funcionários das respectivas instituições.

 

Compartilhe :