A mesorregião Vales do Jequitinhonha e do Mucuri compreende 74 no Estado de Minas Gerais. Possui uma área total de 70.223,906 km2 e população de mais de 1.300.000 habitantes. Possui riquezas gemológicas, madeiras, eucaliptos, e não possui indústria, o que por si não possui ainda que numa escala pequena em relação à enorme necessidade de empregos na região. Além disso, possui um grande potencial turístico que engloba áreas rurais de beleza extraordinárias. Os investimentos em agroturismo serão uma alternativa para o desenvolvimento da nossa região. Entre os mais importantes, destacam-se os de Apicultura em Turmalina; Cachaça na região de Araçuaí, Novo Cruzeiro e Jequitinhonha; Fruticultura em Ponto dos Volantes – MG;Gemas e Pedras em Araçuaí, Diamantina, Teófilo Otoni, Catuji e Padre Paraiso; Madeira e Móveis em Turmalina – MG; Aquicultura e Piscicultura em Araçuaí, Jequitinhonha, Nanuque, Carlos Chagas e Serra dos Aimorés – MG; Mandioculturaem Jordânia – MG. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, por exemplo, formalizou parcerias sociais pelo desenvolvimento sustentável de cadeias produtivas que fomentaram a geração de trabalho e distribuição de renda, aliadas à conservação ambiental e à prática de cidadania. Mas precisamos de mais investimentos na produção mineral, papel e celulose, fruticultura tropical, usinas de álcool e biocombustíveis. O mal dos pecados é que pouco se investiu no turismo na nossa região. O desenvolvimento de nossos Vales só se dará de forma absoluta quando houver investimentos na área do turismo rural.
As belezas naturais e os produtos produzidos nas pequenas propriedades é quem formatarão a região como polo turístico. Cidades como Itacarambi, Botumirim, Cristália e Grão Mogol, Capelinha, Ladainha, Malacacheta, Teófilo Otoni, Almenara e muitos outros tem coisas lindas de se ver e, no entanto, não são exploradas à altura da sua importância.
É preciso investir no turismo dos Vales. Urgente!
Dr. João Domingos é advogado, escritor, pós-graduado em Direito Administrativo, Direito Ambiental, Docência do Ensino Superior, vereador no 3º mandato em Ladainha pelo PSB, diretor executivo de Futebol do Santo Antônio de Teófilo Otoni