E você, já comeu farofa de tanajura na infância?
Moradoras de Valão aproveitaram que a época delas aparecerem se estendeu e fizeram um catado para comer, e postaram em suas redes sociais.
Conhecida como formiga Içá, o período delas surgirem é de outubro até dezembro, mas no atual período elas se estenderam até este início de janeiro.
As moradoras do distrito de Poté as dividiram em vasilhames, para cada uma ter seu próprio catado de tanajuras para comer, e até reclamaram que faltou vasilhas, de tanto que elas apareceram ontem (03) e hoje (04) na localidade rural.
Não é uma refeição para matar a fome, mas um gosto da cultura popular, existente tanto na cidade quanto nas zonas rurais.
Farofa de tanajura
Farofa de içá é uma iguaria feita com a parte inferior do abdômen da tanajura (a fêmea da formiga saúva), que possui cerca de 30% de gordura e 15% de proteína.
Como “rainha do sauveiro” ela pode viver mais de 14 anos. O consumo de içá vem da cultura indígena, e nos dias atuais é um hábito típico da comida caipira do interior, que também é praticado nas cidades.
Depois de frita na gordura ou na manteiga, ela fica pronta misturada na farinha de mandioca. Daí é só comer, como no exemplo desta publicação.
E você, também já comeu a popular “farofa de b4nd4” de tanajura?
Vídeo 👇🏽