Uma mulher de 26 anos foi presa na madrugada deste sábado (19) em Joaíma, no Vale do Jequitinhonha, acusada de abandono de incapaz. Ela deixou os quatro filhos em casa trancados e saiu para beber em um bar. Ela alegou para a polícia que a criança mais velha, de 5 anos, estava responsável pelo cuidado dos irmãos.
Vizinhos acionaram a PM e contaram que as crianças ficaram boa parte da madrugada gritando por socorro. Os relatos apontam que os gritos começaram 1h e foram até 4h.
A polícia foi até o endereço junto com uma conselheira tutelar. Eles encontraram a porta da casa trancada com um cadeado e as 4 crianças (uma de 5 anos, dois irmãos de 3 anos e outra de 2 anos) sem a presença de nenhum adulto ou responsável.
Os militares pediram que as crianças abrissem a porta, mas elas disseram que não sabiam como abrir, nem mesmo a janela. Os vizinhos disseram que a mãe das crianças estava um bar da cidade e que “costumeiramente deixa as crianças sozinhas para ingerir bebida alcoólica no local”.
A mãe foi localizada e só chegou em casa depois de 30 minutos da presença da polícia. Ela alegou que “estava com uns amigos no bar e que deixou a filha de 5 anos cuidando dos três irmãos mais novos, enquanto foi ao bar”. A mulher não soube dizer que horas saiu de casa, mas que “pensou que as crianças já estariam dormindo quando voltasse”.
Ao receber a voz de prisão, a mulher ficou alterada, começou a gritar e a se debater. Por conta disso, precisou ser algemada pelos militares. A conselheira tutelar ficou responsável pela guarda das quatro crianças e informou que iria entregá-las para os respectivos pais. A mulher foi levada para a delegacia de Almenara. (Fonte: Gazeta de Araçuaí)