DA REDAÇÃO – A Região do leste mineiro, incluindo os vales do Mucuri, São Mateus, Jequitinhonha e Rio Doce têm as pedras preciosas como sua mais tradicional riqueza .
Uma forte presença de garimpos, lapidação de qualidade e um comércio de gemas reconhecido mundialmente.
Tem surgido, ainda que timidamente, uma indústria de jóias, com forte potencial inovador, pela grande criatividade e experiência de lapidários e designers formados com apoio do SEBRAE, UEMG, SECTES e FIEMG.
O setor da indústria de confecções da região tem resistido bravamente aos importados, graças ao mercado local e à criatividade dos empreendedores.
Unir este mundo da moda ao mundo das gemas e jóias era questão de tempo.
Objetivos
A inovação constante é o único fator que pode garantir o futuro dos negócios. Inserir uma pedra preciosa numa roupa demanda grande experiência em lapidação, joalheria e criatividade dos designers de moda.
É necessário criar uma grande identidade ao conceito JOIAS DE VESTIR dos VALES. Uma marca que já nasce forte pela tradição mundial da região em pedras preciosas.
No futuro teremos os centros de design de moda em Minas Gerais se unindo ao design de jóias de alta qualidade, que também temos no Estado, para criar as coleções anuais do projeto Jóias de Vestir dos Vales.
O grande objetivo é agregar valor aos dois setores: gemas e confecções, criando uma identidade aos produtos e gerando empregos de qualidade à lapidação, joalheria e à indústria da moda nas nossas regiões.
Operacionalização
A união de vários parceiros é primordial para o sucesso do projeto. No setor de qualificação, treinamento, tecnologia e inovação temos SEBRAE, FIEMG-SENAI e UEMG.
O setor de confecções precisa urgentemente se unir numa associação de interesses comuns no Sindicato de classe da região.
O setor de Gemas e Jóias deve participar com entidades ligadas ao garimpo, lapidação e comércio de pedras preciosas.
O comércio e suas entidades devem consolidar propostas de comércio e logística que possam garantir a venda e o marketing do novo conceito.
O sucesso desta proposta depende da parceria de todos estes atores numa ação conjunta que garantirá o fortalecimento nacional da marca Jóias de Vestir dos Vales. Garantir a padrão de qualidade e inovação que, só através da união de esforços pode ser alcançada.
Resultados esperados
Em dez anos queremos ser reconhecidos mundialmente como a região que conseguiu unir o mundo das gemas e jóias ao mundo da moda, criando roupas altamente valorizadas pelo mercado, e sendo identificadas por origem e qualidade como Jóias de Vestir dos Vales.
Este conceito deverá revitalizar toda a cadeia produtiva do setor de pedras preciosas, do garimpo à lapidação, agregando valor e gerando empregos.