campanha
Restaurante Irmã Zoé

Jornada Mineira de Alfabetização chega em Teófilo Otoni

[vc_row][vc_column][vc_column_text]TEÓFILO OTONI – O mês de fevereiro foi concluído de forma esperançosa nas terras do mucuri. É a Jornada Mineira de Alfabetização que realizou seus trabalhos com uma equipe disposta a contribuir com a erradicação do analfabetismo no município. Com o mote “O povo é a esperança, todos juntos numa nova construção! Na luta SIM, EU POSSO! Todos juntos pela alfabetização!”, os trabalhos irão de abril até o final do ano.

São mais de 500 jovens e adultos com a oportunidade de aprender a ler e a escrever em 4 meses, através do método cubano “yo, si puedo”. O método, que chegou ao Brasil em 2005 através de uma parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MTRST), contribuiu para reduzir o analfabetismo em mais de 5 Estados do país.

Em Minas Gerais, a jornada acontece este ano em 8 municípios com mais de 100 turmas. A jornada é realizada pela Secretaria Estadual de Educação, junto com a Fundação Helena Antipoff, com a parceria do Centro de Formação Francisca Veras e dos movimentos populares, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o Levante Popular da Juventude e diversas organizações e instituições locais.

 

Teófilo Otoni

 

Em Teófilo Otoni, a jornada conta com a parceria da Prefeitura, da Associação Aprender a Produzir Juntos (APJ), do Levante Popular da Juventude, Associações de Bairros, Movimentos Populares e comunidades que acolheram o projeto e firmou o compromisso de reduzir cada vez mais o índice de analfabetismo e viabilizar o acesso a população a um direito fundamental: a educação. Serão 25 turmas espalhadas em todo o território da cidade, nos turnos diurno e noturno.

 

Inscrições

 

As inscrições estão sendo feitas até o dia 06 de março, através de mutirões nos bairros onde é maior o índice de analfabetismo. As aulas estão previstas para iniciarem em abril deste ano, e após a alfabetização, começam os círculos de cultura, que visam expandir os conhecimentos aprendidos e colocar a leitura e a escrita em prática de forma crítica. O projeto irá até o mês de dezembro. Para maiores informações, falar com Magna: (33) 98812-1218[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery type=”image_grid” images=”23659,23660″ img_size=”full”][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe :