campanha
Restaurante Irmã Zoé

Jornal Nacional faz matéria completa sobre a importância do lítio para o mundo e sua extração no Vale do Jequitinhonha

O Jornal Nacional, principal jornalístico da @tvglobo , exibiu uma matéria de mais de 6 minutos sobre o lítio, de sua extração até sua importância para a produção de baterias de celulares e baterias de carros elétricos.

E pasmem, o minério é extraído a 32 anos na região de Itinga e Araçuaí, pela Companhia Brasileira de Lítio (CBL), mas ganhou mais força a partir da abertura da multinacional local (isso mesmo), a Sigma Lithyum, que inclusive lançou ativos na Bolsa de Nova York.

A reportagem mostrou que existem verdadeiros túneis de 2 quilômetros escavados terra abaixo, se aprofundando ainda mais, em Itinga, e agora também em Araçuaí (como naqueles joguinhos de computador onde o minério é extraído em um solo para edificações e/ou produções tecnológicas).

O @jornaldiarioteo há tempos vem mostrando estas matérias em contraste com os baixos IDH’s persistentes do Vales.

É válido todo esse investimento e revolução tecnológica. Sabemos que a partir da Sigma Lithyum é esperado um desenvolvimento que não veio com a CBL. A primeira começou sua primeira exportação em abril último.

Bilhões já foram investidos nas duas plantas de beneficiamento do minério (uma em Itinga e outra em Araçuaí, uma terceira em Araçuaí está embargada por questões ambientais), e o escoamento é no porto de Vitória, para a China, Estados Unidos e Europa (compradores).

Líderes empresariais locais têm criticado o modelo, considerado extrativista. Extrai-se daqui o minério e o beneficiamento tecnológico da matéria prima (quando não exportado diretamente para fora, o que acontece em sua maioria) é feito em outras regiões de Minas (Juiz de Fora), e a própria mão de obra mais especializada é contratada de outras partes.

Um destes líderes empresários que criticou o modelo foi Ricardo Bastos (popular Ricardo da Emex), em visita direta com o vice-presidente Geraldo Alckmin, também ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, neste ano, em Brasília.

@ricardo_.bastos , presidente da Associação Comercial e Empresarial de Teófilo Otoni (ACE) pediu um modelo de exploração do lítio que deixasse mais desenvolvimento aos Vales, para além da extração e exportação do minério.

Vídeo 👇🏽

14c72216-e9a3-461e-b7a8-2ccae6ace287

Compartilhe :
Receba as principais notícias em primeira mão. Cadastre-se.

Últimas Notícias

Condutores reclamam de buraco mal fechado pela Copasa na Avenida Getúlio Vargas Motoristas e moradores de Teófilo Otoni têm manifestado insatisfação com um buraco deixado pela Copasa na Avenida Getúlio Vargas, uma das principais vias da cidade. O problema está localizado nas imediações do Mercado Municipal, em uma área de asfalto recentemente renovado. De acordo com os condutores, o buraco, que surgiu após uma intervenção da companhia, não foi devidamente fechado, causando transtornos e lentidão no tráfego da região. “É uma via de grande movimento, e um problema como esse pode causar danos aos veículos e até acidentes”, comentou um motorista local. Outro morador realçou o perigo da situação, ao comentar que um motociclista caiu recentemente no local. A Avenida Getúlio Vargas é um importante corredor urbano de Teófilo Otoni, conectando diversas áreas da cidade e servindo como rota principal para o comércio e serviços. A situação agrava-se pelo fato de o local ter recebido melhorias recentes no pavimento, o que, segundo moradores, torna o problema ainda mais frustrante. Os motoristas pedem providências urgentes por parte da Copasa para que o reparo seja concluído adequadamente, restabelecendo a segurança e a qualidade do trânsito na região. Até o momento, não há informações sobre um prazo para a solução do problema.