campanha
Restaurante Irmã Zoé

Leilão das usinas da Cemig motiva Audiência Pública requerida pela vereadora Tina

A vereadora Tina (PT) disse estar preocupada com possíveis prejuízos com a venda das hidrelétricas exploradas pela estatal

TEÓFILO OTONI – A Câmara Municipal aprovou um requerimento de autoria da vereadora Tina (PT) para debater, em Audiência Pública, as possíveis perdas para os mineiros com o leilão das usinas hidrelétricas da Cemig no Triângulo Mineiro. De acordo com a parlamentar, a audiência será realizada no próximo dia 05 de setembro, às 18h, no auditório da Câmara Municipal.

“Entramos com o requerimento da Audiência Pública para discutir junto com a sociedade, pois a maioria das pessoas não está por dentro do que está acontecendo. Se houver esse leilão das usinas, nós consumidores iremos pagar uma conta três vezes maior que hoje. Tem um edital do Governo Temer (PMDB), governo ilegítimo que propõe o leilão dessas usinas, sem informar devidamente o assunto à população. A sociedade precisa se mobilizar, porque o Governo Temer está vendendo tudo. Se a gente não cuidar, daqui um tempo até nós seremos vendidos por esse governo irresponsável que está destruindo o país. Se a venda for de fato concretizada, um dos prejuízos para a população é que não vamos dar conta de pagar a conta de energia. No futuro, o preço dessa conta de luz será três vezes maior”, afirmou a parlamentar.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Lemes (Avante), destacou a importância desta audiência, e elogiou o requerimento encaminhado pela vereadora Tina.

 

Até a realização da audiência, no dia 05 de setembro, diversas reuniões com a sociedade civil e entidades críticas à venda das hidrelétricas da estatal mineira irão acontecer em Teófilo Otoni

“Entendemos que o leilão das usinas da Cemig fere totalmente as condições de financiamento e, principalmente, em um momento de crise, traz uma grande dificuldade para o cidadão mineiro, que poderá pagar uma conta mais cara de energia. A Câmara Municipal, por meio da vereadora Tina, propôs esta audiência pública, sobre o Leilão das Usinas, que de forma unânime foi aprovada pelos colegas, para que possamos debater os percalços desse leilão, de que forma isso pode prejudicar, e ainda a perda da autonomia na própria geração de energia e, consequentemente, o aumento futuro das contas repassadas a população. Esse debate propõe não que a Câmara Municipal tenha condições de legislar sobre essa questão, mas que possamos manifestar nossa indignação e repúdio a realização desse leilão. Vamos realizar essa audiência aberta ao público. Queremos convidar a população, inclusive, estendemos o convite a diversos deputados federais e estaduais votados na nossa cidade, para que possamos fazer uma pressão junto a eles, um manifesto de que Teófilo Otoni é contra a venda das usinas. Também convidamos a participar dessa audiência representantes da Cemig, autoridades políticas, convidamos, inclusive, o deputado federal Fábio Ramalho (PMDB) que é vice presidente da Câmara Federal. Convidamos também os deputados Neilando Pimenta (PT), Gustavo Santana (PR), Ademir Camilo (Podemos), para que juntos possamos fazer um movimento para que haja realmente uma condição diferente, e que não seja o leilão dessas usinas. Todos os colegas vereadores estão convidando seus representantes partidários para que possam estar conosco”, afirmou.

Câmara de portas abertas

A vereadora Tina (PT) disse estar preocupada com possíveis prejuízos com a venda das hidrelétricas exploradas pela estatal

De acordo com o presidente da Casa Legislativa, Fábio Lemes, “a Câmara Municipal é considerada a mais aberta e democrática dos poderes locais, em face de ser composta por membros das mais variadas ideologias, cabendo-lhe proporcionar condições para que a sociedade a ela recorra na busca de seus direitos. Cabe ao Parlamento municipal que seja o principal instrumento de constante debate com a sociedade, refletindo os interesses da opinião pública bem-estar da coletividade. Acreditando na excelência dessa democracia local e cumprindo o papel de estimular constantemente todos os membros da sociedade a compreender as demandas de diversos setores, a Câmara Municipal atende os requerimentos para realização de Audiências Públicas e abre as portas para a população exercer seu direito de cidadania”, pontuou.

Audiências e debates realizados na Câmara em 2017:

O enfrentamento da Febre Amarela (13/01), requerida por Fábio Lemes;

PEC (22/03), proposta pelo vereador Filipe Costa (PSD);

Audiência sobre o acampamento ‘Mãe Esperança’ (12/04), da vereadora Tina ;

Lei de Incentivo ao Esporte (19/04), requerida pelos vereadores Assis ((PRP) e Filipe Costa (PSD).

Compartilhe :