campanha
Restaurante Irmã Zoé

Leonardo Monteiro fala sobre investimentos na educação pública de Teófilo Otoni e região

Nos últimos 12 anos, o município foi contemplado com duas unidades educacionais importantes para a formação de novos profissionais

TEÓFILO OTONI – A cada ano, o Campus Mucuri da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) abre as portas para mais de dois mil estudantes que ingressam no ensino superior. A oportunidade do ensino público chega a superar outras universidades do país em número de vagas.  São vagas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Matemática, Serviço Social, Medicina, Ciência e Tecnologia, Engenharia Civil e Hídrica, além de engenharia de produção. Isso tudo beneficiando não somente a população de Teófilo Otoni, mas de outras cidades da nossa região. E investir na educação precisa ser prioridade para os candidatos nesse pleito.

O deputado federal Leonardo Monteiro (PT), por exemplo, teve papel fundamental na articulação política em Brasília, ainda em 2006, junto ao Governo Lula, para garantir a expansão do campus da Universidade Federal aqui para Teófilo Otoni, abrindo espaço para que o campus fosse instalado. Ele ainda tornou possível na mesma ação mais três campis na região dos vales como em Janaúba, Unaí e Araçuaí. São mais de 70 cursos no total.

Em 12 anos de universidade já são mais de 950 novos profissionais que ingressaram no mercado de trabalho, sem ter que se deslocar para outras regiões mais próximas à capital para ter o ensino público. Além da UFVJM, o ensino superior e técnico em Teófilo Otoni conta ainda com o Instituto Federal.  A unidade foi oficialmente inaugurada em 2016, com a presença da então presidenta Dilma e do deputado Leonardo Monteiro, que também teve participação nesta conquista. O Instituto oferece três cursos técnicos: técnico em Informática para Internet, Técnico em Administração, e Técnico em Meio Ambiente, e um curso superior: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Leonardo Monteiro fala da importância de se levar estes novos campis para o interior. “As pessoas da região não podiam estudar ou tinham que deixar suas regiões para buscar acesso ao ensino superior em Belo Horizonte. Conseguimos avançar na democratização do ensino e tenho muito orgulho de ter participado ativamente dessa conquista. Educação sempre foi uma prioridade do nosso mandato e continua sendo porque mantemos recursos de emendas parlamentares para manutenção dessas instituições, apoiando inclusive projetos”, disse Leonardo Monteiro, candidato à reeleição.

Compartilhe :