TEÓFILO OTONI – Na manhã do último sábado (02), filiados e correligionários do PMDB foram até o auditório da Câmara Municipal, conferir de perto uma suposta realização da convenção municipal do partido. “Cheguei ao local e encontrei apenas o atual presidente da Comissão Provisória e sua esposa. Quero denunciar esta reunião porque ela não seguiu os trâmites legais. Foi uma tentativa de golpe para o presidente atual se reeleger”, informou ao jornal o filiado Gilson Pinheiro. Ele e outro convencional, José Milton (popular ‘Alemão do Sucatão’) foram até a casa legislativa contestar a realização do encontro.
Segundo apurado pelo jornal junto aos filiados, a comunicação da realização da convenção, que teria a eleição para a escolha da nova mesa diretora nos próximos 04 anos, não seguiu os trâmites burocráticos devidos. “O atual presidente, Nagib Nedir, fez o edital do encontro e mandou para o Cartório Eleitoral da cidade, mas não o publicou em um jornal de grande circulação para todos terem ciência do fato. Sequer fomos informados. Sequer haviam chapas montadas, com todos os cargos, que envolvem a mesa diretora, suplentes, conselho fiscal, deliberativo, e vários outros. Nem a chapa dele estava formada. Fiz um Boletim de Ocorrência e denunciei esta falsa tentativa de realização da convenção municipal do PMDB”, enfatizou Gilson.
Contestação confirmada
Os dois vereadores do PMDB em Teófilo Otoni, Northon Neiva e Mila confirmaram que não foram procurados e/ou avisados da realização da convenção do partido na cidade. “As convenções do PMDB são recheadas de grande participação da sociedade teófilo-otonense. Várias autoridades do município e do estado, presidentes do partido em cidades vizinhas, políticos de variadas agremiações, imprensa, todos sempre prestigiam nossas convenções. Infelizmente tivemos essa triste tentativa de apoderação do nosso querido 15, uma legenda política tão tradicional e democrática”, desabafou Northon Neiva. Durante a entrevista, o vereador recebeu várias ligações do Diretório Municipal do PMDB, inclusive do vice-governador e autoridade maior da sigla em Minas, Antônio Andrade. Numa longa conversa por celular, Andrade enfatizou para Neiva que este é a maior autoridade atual do partido em Teófilo Otoni. “Fico satisfeito do reconhecimento e em deixar bem claro que eu e o ex-prefeito Getúlio Neiva temos um legado imenso junto ao PMDB. Tentar fazer uma convenção nestes moldes, às escuras, sem os trâmites legais, sem comunicação aos filiados, nos deixa tristes. Mas, agora sabemos que temos o aval de Belo Horizonte para realizarmos, com tranquilidade e mobilização, nossa convenção até o dia 15 de janeiro”, explicou.
De acordo informado por Gilson Pinheiro, o ex-prefeito Getúlio Neiva chegou a ser procurado, na noite da sexta-feira passada, dia 01, para uma tentativa de formação de chapa. Na ocasião, Getúlio foi convidado para sair como vice. “O presidente da comissão provisória, Nagib Nedir, procurou Getúlio em sua casa, mas o ex-prefeito não aceitou. Já no outro dia um crime, na minha opinião, tentou ser cometido na tentativa de se construir uma reeleição por debaixo dos panos. Apenas Nagib e sua esposa, Elizabeth Hickmanm, além do contador contratado por eles compareceram. Na ocasião da ata, o contador alegou falta de quórum. Creio que não vão conseguir nada com esta farsa”, opinou.
De acordo com Northon Neiva, já está acertado junto à cúpula peemedebista em Belo Horizonte que a convenção municipal do partido, para a escolha da nova diretoria e membros da mesma, será realizada no início do próximo ano, com a devida participação dos filiados.