Cerca de 15 mil toneladas foram embarcadas do Porto de Vitória para a China nesta quinta-feira (27)
O Vale do Lítio começou a exportar os primeiros lotes do mineral. Nesta quinta-feira, o embarque das primeiras 15 mil toneladas foi acompanhado pelo governador Romeu Zema, no Porto de Vitória, no Espírito Santo.
Extraído da região do Vale do Jequitinhonha pela Sigma Lithium, que atua entre as cidades de Itinga e Araçuaí, esse mineral é utilizado em aplicações como baterias, ligas metálicas, dispositivos médicos e produção de fármacos, e foi enviado do Brasil para a empresa chinesa Yahua.
Durante o carregamento da primeira remessa, o governador Romeu Zema disse se tratar de um ponto de inflexão. “Esta data é um marco para Minas, para o Vale do Jequitinhonha e para o Brasil. A partir de hoje, o Brasil se transforma em um país exportador de lítio, que é o metal da transição energética”.
O governador de MG esteve no porto para a cerimônia que marcou essa primeira remessa junto com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços, Geraldo Alckmin, além do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e da CEO da Sigma Lithium, Ana Cabral Gardner.
Nesse primeiro lote, estão sendo exportadas 15 mil toneladas de lítio pré-químico premium e outras 15 mil toneladas de rejeitos ultrafinos sem produtos químicos, empilhados a seco. A estimativa da Sigma Lithium é de exportar 130 mil toneladas até o final do ano.
Vale do Lítio e da esperança
O Vale do Lítio Brasil é um projeto socioeconômico do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e da Agência de Promoção de Investimentos e Comércio Exterior (Invest Minas) que, de forma transversal com atores públicos e setor produtivo, busca gerar transformação econômica e social para o Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas, regiões com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado.
Para além da ampla movimentação econômica por meio da atração de investimentos, o objetivo também é proporcionar melhorias sociais, com a geração de empregos, renda, e qualificação de mão de obra. (Fonte: Agência Minas)