campanha
Restaurante Irmã Zoé

Mais de 700 pessoas participaram das Conferências Regionais da Assistência Social em cinco municípios mineiros

Foram 123 municípios e 763 pessoas participando e discutindo a política de assistência social e a participação popular

DA REDAÇÃO – “A conferência é importante para fortalecer os usuários, para garantir direitos e para lutarmos por uma vida mais digna para todos que se encontram em necessidade”. A afirmação é da usuária do Sistema Único da Assistência Social (Suas), Paulina Gomes da Silva. As conferências regionais de Assistência Social aconteceram em Almenara, Belo Horizonte, Passos, Uberaba e Muriaé. Foram 123 municípios e 763 pessoas participando e discutindo a política de assistência social e a participação popular.

Também para a presidente do Conselho Estadual da Assistência Social (Ceas), Simone Albuquerque, a luta pelos direitos é o tema principal do evento e, ao final das conferências, serão escolhidos conselheiros e delegados para estabelecer uma agenda de luta e outra política de resistência para os próximos dois anos. Ela também explica que durante as conferências acontece o Capacita Suas, oferecendo aos participantes a chance de ver na prática o exercício do controle social.

Perdas sociais nos municípios

 

Com uma população total de 203.497 habitantes, Almenara possui 50.053 pessoas  inscritas no CadÚnico  e  28.260  beneficiárias do PBF, já com um corte de  1.323 famílias no último ano, pelo governo federal. No programa Benefício de Proteção Continuada (BPC), são 9.025 pessoas beneficiárias. Na Conferência participaram 114 pessoas, entre eles 33 delegados e 38 cursistas e 43 convidados. A plenária decidiu pela formação de duas União Regional dos Conselhos Municipais de Assistência Social (Urcmas). Em Uberaba, com 15 municípios e 553 mil e 225 habitantes, dos 15 mil beneficiários do Bolsa Família, 1.112 já perderam o benefício. No final da conferência, foi formada uma comissão de Fóruns de Trabalhadores.

Compartilhe :